Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3962
Title: | The (ho)use of memory: Kazuo Ishiguro's novels of remembrance |
Other Titles: | A casa da memória: os romances de rememoração de Kazuo Ishiguro |
Author: | Silva, Anabela Ramos Soares da |
Advisor: | Ferreira, Maria Aline Salgueiro Seabra |
Keywords: | Estudos ingleses Memória: Literatura |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A obra do autor britânico Kazuo Ishiguro é perpassada de
imagens e reflexos da memória. Os narradores ishigurianos,
relatando quase sempre na primeira pessoa, descrevem
personagens e narram as suas vidas e os seus caminhos
recorrendo à sua memória ou às imagens que a memória filtrou e
armazenou. A memória é então um mecanismo de construção de
histórias dotado de pouca fiabilidade, uma vez que ela retém
apenas aquilo que pretende e não tudo aquilo que cada
personagem experiencia e experimenta. A memória é selectiva,
filtradora e “desonesta”, se bem que possa ser fiel e fidedigna,
mas quem poderá avaliar e certificar a sua fiabilidade?
Na literatura ishiguriana, em especial em determinadas obras do
seu recente mas profícuo percurso, a memória tem um papel
central e permite a (re)criação de cenários, de cheiros, de
sabores, de cores e de pessoas de épocas passadas. É
interessante notar que Ishiguro privilegia o período pós-II Guerra
Mundial, provavelmente por ter sido esse o tempo em que
nasceu, cresceu e viveu, ainda que apenas por cinco anos, num
país particularmente afectado pelos estilhaços e destruição da
guerra. É este país, o Japão, que utiliza em várias das suas
obras, mas que afirma ser fruto de imaginação e do seu
conhecimento do cinema japonês, dado que as imagens descritas
são tão realistas e fidedignas.
A memória funciona como um mecanismo ou uma estratégia
literária, um fio condutor que transporta o narrador e o leitor numa
viagem labiríntica na obra The Unconsoled, ou numa viagem de
descoberta da verdade em Never Let Me Go, ou ainda numa
viagem de tentativa de compreensão de vários eventos em A
Pale View of the Hills. The work of British author Kazuo Ishiguro is filled with images and reflections of memory. Ishigurian narrators, nearly always recounting in the first person, describe characters and narrate their lives and their paths making use of memory or of the images that memory has filtered and stored. Memory is then a mechanism which enables the construction of stories, a mechanism characterised by its unreliability, since memory only retains what it determines and not all that each character experiences and experiments. Memory is selective, a filter and “dishonest”, although it can be faithful and truthful, but who could assess and certify its reliability? In Ishigurian literature, especially in certain novels of the author’s recent but proficuous literary path, memory fulfils a central role and allows the (re)creation of scenarios, smells, flavours, colours and people from ancient times. It is interesting to note that Ishiguro privileges the post-II World War period, probably because it was during that time that he was born, grew up and lived, although for only five years, in a country particularly affected by the shattering and destruction of war. It is in this country, Japan, that he sets many of his novels, though stating that what he describes is merely a product of his imagination and knowledge of Japanese film art, given the realism and truthfulness of the images depicted. Memory functions as a literary mechanism or strategy, a conducive thread that transports both the narrator and the reader into a labyrinthine journey in The Unconsoled, or into a journey of the discovery of truth in Never Let Me Go, or yet in a journey of an attempt to understand several events in A Pale View of the Hills. |
Description: | Mestrado em Estudos Ingleses |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3962 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.