Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39475
Title: Estratégia de promoção transmedia do Mestrado em Comunicação Audiovisual para Novos Média
Author: Martins, Margarida Rodrigues
Advisor: Caixinha, Hélder José Marques
Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Keywords: Ensino superior
Transmedia storytelling
Redes sociais
Novos media
Comunicação
Promoção
Defense Date: 15-Dec-2022
Abstract: As grandes mudanças tecnológicas, culturais e sociais dos últimos tempos assim como as pressões económicas atuais, o aumento da concorrência e as mudanças de hábitos dos jovens consumidores na área do entretenimento e da informação despertou, nas instituições de ensino superior, uma necessidade para se promoverem cada vez mais e de se desafiarem na criação e divulgação de conteúdos para de plataformas digitais. No âmbito da temática indicada, elaborou-se o presente estudo com a finalidade de compreender de que forma poderá uma estratégia de comunicação Transmedia, implementada com base nas múltiplas redes sociais, contribuir para o aumento do interesse da população sobre determinada oferta educativa inserida numa Instituição de Ensino Superior. Neste sentido, foi desenvolvido uma campanha de promoção Transmedia que pretende promover a imagem do Mestrado em Comunicação Audiovisual para Novos Média (MCANM), com o objetivo de incentivar o ingresso de potenciais estudantes no mesmo. Este projeto, destina-se assim à conceptualização, desenvolvimento, implementação e avaliação de um produto em contexto real orientado para a resolução de um problema observado, onde foi seguida a metodologia de investigação e desenvolvimento de cariz exploratório com base na recolha de dados mistos. Os dados recolhidos permitiram aprofundar os conhecimentos nas áreas do Transmedia Storytelling, Marketing Digital e ainda sobre a aplicação de estratégias de comunicação no contexto do ensino superior, tendo permitido identificar um conjunto de princípios orientadores a refletir num projeto futuro desta envergadura.
Significant technological, cultural and social changes which have occurred in recent years, along with ongoing economic pressures, increased competitiveness and changes in young consumers' habits regarding entertainment and information, have prompted higher education institutions to adopt a new approach regarding the creation and dissemination of digital content. This study was carried out to understand how a Transmedia communication strategy, based on multiple social media networks can boost the general public's interest in a Higher Education Institution's educational offer. Hence, a Transmedia promotion campaign was developed to promote the Master's in Audiovisual Communication for the New Media (MCANM) and encourage potential students to enrol. This project plans to solve a practical problem by conceptualising, developing, implementing and evaluating a product in its authentic setting. This project was based on mixed data collection and followed an exploratory research and development methodology. The data obtained enabled us to extend our knowledge in areas such as Transmedia storytelling, digital marketing and the implementation of communication strategies in the Higher Education context, thus leading to the determination of a set of guiding principles worth referencing in the scope of a future project of this magnitude.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39475
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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