Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39445
Title: A análise comparativa do filtro afetivo na apropriação português e chinês como línguas estrangeiras: um estudo de caso
Author: Zheng Li
Advisor: Suisse, Abdelilah
Keywords: Filtro afetivo
Apropriação da língua estrangeira
Análise comparativa
Alunos chineses
Alunos portugueses
Defense Date: 13-Jul-2023
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo comparar para compreender os estados do filtro afetivo (FA) dos alunos chineses portugueses que estudam respetivamente o português e o mandarim. Em concreto, pretende-se i) explorar o impacto do FA no processo da apropriação da língua estrangeira, ii) identificar os fatores internos e externos que influenciam o FA e iii) apontar as semelhanças e diferenças do FA entre os alunos chineses e portugueses. Para este propósito, recolhemos dados através de questionários, aplicados aos alunos destas línguas no contexto educativos português, precisamente na Universidade de Aveiro. Os dados recolhidos serão também analisados quantitativamente e qualitativamente. Para análise quantitativa, vamos fazer todas as análises estatísticas no programa SPSS. Os resultados deste estudo poderão ajudar os professores a compreender o funcionamento do FA na aprendizagem do mandarim e o português como línguas estrangeiras.
This dissertation aims to compare to understand the affective filter states of Chinese and Portuguese students studying Portuguese and Mandarin respectively. Concretely, our purpose is to i) explore the impact of affective filter on the process of foreign language appropriation, ii) identify the internal and external factors that influence affective filter, and iii) point similarities and differences of affective filter between Chinese and Portuguese students. For this purpose, we will collect data through questionnaires, applied to students of these languages in the Portuguese educational context, precisely at the University of Aveiro. The data collected will also be analyzed both quantitatively and qualitatively. We will do statistical analysis in SPSS for quantitative analysis. The results of this study will help teachers to understand how the affective filter works in learning Mandarin and Portuguese as foreign languages.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39445
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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