Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3936
Title: Avaliação de um edifício escolar segundo o sistema LiderA
Author: Sá, Maria João Vidal e
Advisor: Rodrigues, Maria Fernanda da Silva
Vicente, Romeu da Silva
Keywords: Engenharia civil
Construção - Sustentabilidade
Edifícios escolares - Aspectos ambientais
Eficiência energética
Qualidade do ar
Reutilização de águas residuais
Tratamento de resíduos
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Tendo em consideração a importância atribuída, actualmente, à sustentabilidade na construção, é relevante a realização da avaliação da sustentabilidade de edifícios, que no presente estudo foi realizada segundo os requisitos do sistema LiderA, um método de certificação ambiental desenvolvido em Portugal, tendo sido identificadas áreas com possíveis medidas de melhoria segundo os critérios de avaliação do referido sistema. No decorrer do desenvolvimento da avaliação segundo o LiderA verificou-se que as áreas em que o edifício estudado necessita de uma maior atenção, são os relativos às áreas da energia, resíduos, qualidade do ar, conforto térmico, iluminação e acústica, água e gestão ambiental. Uma vez conhecidas estas áreas, propõem-se várias soluções tendo em vista a melhoria do desempenho ambiental do edifício, segundo medidas apontadas pelo sistema LiderA e segundo tecnologias mais eficientes que o sector da construção dispõe actualmente. Efectuaram-se estudos relativamente ao comportamento térmico do edifício com o software EnergyPlus/ DesignBuilder, para dois cenários a estudar; com a aplicação de estores exteriores nas divisões com envidraçados com orientação a nor-nordeste (NNE) e su-sudoeste (SSO) e a situação actual do edifício. Definidos os consumos e a desagregação de consumos do edifício, efectuouse uma análise financeira relativa à aplicação de soluções que visam a redução do consumo de energia e de água e aumentam o conforto térmico. A forma de avaliar os custos inerentes às melhorias, efectuou-se através do método do Valor Actualizado Líquido (VAL). Por último, efectuou-se a avaliação da sustentabilidade segundo o sistema LiderA para o edifício em estudo incluindo as medidas propostas no capítulo quatro.
Nowadays the relevance given to the sustainability in construction lead to the assessment of sustainability of buildings, which in the present study was performed according to the requirements of the LiderA system. LiderA is an assessment system of the constructed environment sustainability developed in Portugal. This method identifies areas where it is possible to implement improvement measures according to the LiderA evaluation criteria. During the development of evaluation according to LiderA it was found that the areas, in which the studied building requires greater attention, are related to energy, waste, air quality, thermal comfort, lighting and acoustics, water and environmental management. According to these results it was proposed several solutions with the objective to improve the environmental performance of the building, according to measures identified by the LiderA and by efficient technologies that can be implemented in the construction. During the studied it was also carried out studies concerning the thermal behavior of the building with the software EnergyPlus / DesignBuilder for two scenarios to considered: the actual situation and with the application of exterior shutters in divisions with glazing oriented north-northeast (NNE) and susouthwest (SSO). The studied building was assessed according the LiderA considering the sustainable improvement measures proposed. To develop the financial analysis of the sustainable improvement measures it was defined the energy and water consumption of the building. The methodology used to assess the cost of the improvement measures was the Net Present Value (VAL).
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/3936
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4469.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.