Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39319
Title: A inclusão da prática de duetos nas aulas de violino: implicações no desenvolvimento de diferentes competências
Author: Solá, Giulia Guarini y
Advisor: Fonseca, André Filipe Reis Mendes Cabral da
Keywords: Violino
Dueto
Motivação
Aprendizagem
Música de câmara
Estratégia educacional
Ensino de música
Performance
Defense Date: 30-Nov-2021
Abstract: Este documento constitui-se como o Relatório Final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada do segundo ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. Encontra-se organizado em duas secções principais, que refletem as componentes Prática de Ensino e Projeto Educativo. A primeira secção descreve a Prática de Ensino realizada com alunos da classe de violino da professora Nataliia Zhylkina no Conservatório Regional de Ponta Delgada durante o ano letivo 2020/2021. A segunda secção consiste numa contextualização histórica/teórica do dueto para violino e as suas aplicações a nível pedagógico, bem como na descrição do projeto educativo levado a cabo. Pretendeu-se compreender de que forma a inclusão de duetos nas aulas de violino poderá impactar a nível do desenvolvimento, motivação e efetivação de uma boa aprendizagem do instrumento. A implementação e análise deste procedimento decorreu no Conservatório Regional de Ponta Delgada. No projeto participaram seis alunos de idades e níveis de ensino variados, distribuídos por diferentes ensembles, explorando as diversas possibilidades de emparelhamento assim como da escolha de repertório e objetivos do mesmo. Este estudo permitiu verificar que a inclusão de duetos nas aulas de violino individuais e de partilhadas constitui uma ferramenta pedagógica válida que potencia o desenvolvimento de diversas competências para o crescimento do aluno tanto a nível humano como a nível da aprendizagem instrumental.
This document constitutes the Final Report of the Supervised Teaching Practice curricular unit for the second year of the Master’s in Music Education at the University of Aveiro. It is organized into two main sections, which reflect the Teaching Practice and Educational Project components. The first section describes the Teaching Practice carried out with students from the violin class of teacher Nataliia Zhylkina at the Regional Conservatory of Ponta Delgada during the 2020/2021 school year. The second section consists of a historical/theoretical contextualization of the violin duet and its pedagogical applications, aiming to demonstrate the importance of this musical literature applied to teaching. It was intended to understand how the inclusion of duets in violin lessons can impact the level of development, motivation and effectiveness of the process of learning the instrument. The implementation of this procedure took place at the Regional Conservatory of Ponta Delgada. In this project six students of different ages and levels of education participated, being distributed in different ensembles, exploring the different possibilities of pairing as well as the choice of repertoire and its objectives. This study allowed to verify that the inclusion of violin duets in individual and shared lessons is a valid pedagogical tool that enhances the development of different skills for the growth of the student not only from the perspective of his instrumental practice but also on a human level.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39319
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Giulia_Sola.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.