Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39312
Title: Desenvolvimento e validação de conteúdo de um programa de intervenção na consciência semântica
Author: Rafael, Ana Miguel Esteves
Advisor: Costa, Isabel Monteiro da
Keywords: Intervenção
Consciência semântica
Escolar
Defense Date: 14-Jul-2023
Abstract: Enquadramento: O Terapeuta da Fala que intervém informado em evidências, recorre a programas de intervenção de acordo com a patologia da criança, o seu perfil linguístico e ainda tendo em conta as características individuais da mesma. No entanto, até ao momento, para a intervenção do domínio semântico, em particular, da metassemântica, não se conhecem programas de intervenção validados para crianças em idade escolar. Objetivos: O presente estudo propõe desenvolver e a validar o conteúdo de um Programa de Intervenção na Consciência Semântica (“Viagem à PalaFra”), destinado a crianças em idade escolar, com alterações no domínio semântico. Metodologia: O estudo decorreu em duas fases. Na Fase 1 desenvolveu-se o programa proposto e na Fase 2 validou-se o conteúdo, através de um Painel de Peritos e de um Estudo Piloto de Aceitabilidade e Usabilidade. O estudo de validade de conteúdo caracteriza-se como um estudo de caráter exploratório, de natureza transversal e descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa e uma amostragem não probabilística por conveniência. O Painel de Peritos encontra-se composto por Terapeutas da Fala, Psicólogos e Professoras (n=5) e, todos estes, validaram o conteúdo do “Viagem à PalaFra”, no que respeita à clareza e pertinência para a prática clínica. A recolha dos dados, nesta fase, efetuou-se através de três questionários elaborados para o efeito. Usou-se o cálculo do Índice da Validade de Conteúdo (IVC), de forma a garantir a concordância necessária entre os peritos e sustentar a evidência da qualidade do conteúdo do programa. Por sua vez, no Estudo Piloto de Aceitabilidade e Usabilidade participaram 33 crianças em idade escolar, com desenvolvimento linguístico típico e cuja língua materna é o Português Europeu. Nesta fase, a recolha de dados realizou-se através de 4 questionários. Os dados foram estudados à luz da estatística descritiva. Resultados: Os resultados obtidos através do Painel de Peritos demonstram uma concordância total entre os membros que integram o painel, tendo-se alcançado um IVC de 1. Em relação ao Estudo Piloto de Aceitabilidade e Usabilidade, todas as crianças (100%; n=33) gostaram de participar, assim como dos materiais e imagens que constituem o programa. De forma mais concreta, 87.9% (n=29) referiram ter realizado apenas atividades que gostaram, o que reflete um alto nível de aceitabilidade. Para além disto, em todos os questionários, verificou-se que 100% (n=33) consideraram o programa fácil de aplicar e com uma duração de tempo viável em contexto terapêutico. Conclusão: O Programa “Viagem à PalaFra” apresenta validade de conteúdo, bem como boas características de aceitabilidade e usabilidade para crianças em idade escolar e com desenvolvimento linguístico típico. No futuro, deverá analisar-se a eficácia com crianças em idade escolar e com alterações linguísticas no domínio semântico.
Background: The Speech and Language Pathologist who intervenes based on evidence, uses different intervention programs according to the child's pathology, his/her linguistic profile, and the individual characteristics that the child presents. However, so far, for intervention at the level of the semantic domain, namely the meta-semantic level, there are no known intervention programs validated for children of school age. Aim: This study aims to develop and validate the content of an Intervention Program in Semantic Awareness (“Viagem à PalaFra”), aimed at school-age children with changes in the semantic domain. Methods: The study took place in two phases. In Phase 1, the development of the program took place and in Phase 2, the content was validated through an Expert Panel and a Pilot Acceptability and Usability Study. The content validation study is characterized as an exploratory, cross-sectional and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach and convenience non-probabilistic sampling. The Expert Panel is composed of Speech and Language Pathologists, Psychologists and Teachers (n=5) and all these professionals validated the content of the “Viagem à PalaFra” in terms of clarity and practical relevance. At this stage, the data collection was carried out through three questionnaires created for this purpose. The content validity was calculated using the Content Validity Index (CVI). In turn for the Pilot Acceptability and Usability Study, 33 school-aged children monolingual speakers of European Portuguese with typical language development participated. Already at this stage, data collection was carried out through 2 questionnaires. The data collection was analyzed in the light of descriptive statistics. Results: The results of the Expert Panel demonstrate a total agreement between the members that integrate the panel, having reached a CVI of 1. In relation to the Pilot Acceptability and Usability Study, all the children (100%; n=33) enjoyed participating, as well as the materials and images that make up the program. More specifically, 87.9% (n=29) reported having performed only activities that they enjoyed, which shows a high degree of acceptance. Plus, in all questionnaires, it was found that 100% (n=33) considered the program easy to apply and with a viable duration at a therapeutic context. Conclusion: “Viagem à PalaFra” presents content validity, as well as good acceptability and usability characteristics for school-aged children with typical linguistic development. In the future, the effectiveness of the program with children of school age and with difficulties in the semantic domain should be analyzed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39312
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ESSUA - Dissertações de mestrado

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