Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39276
Title: Desafios da mobilidade suave: município de Ílhavo
Author: Soares, Daniela Silveira
Advisor: Mota, José Carlos Baptista da
Keywords: Mobilidade suave
Bibicleta
Planeamento do territorio
Câmara
Defense Date: 12-Jul-2023
Abstract: O presente documento descreve o trabalho realizado durante o estágio curricular que decorreu durante um período de aproximadamente 7 meses na Câmara Municipal de Ílhavo no âmbito do Mestrado de Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro durante o ano letivo 2022/2023. Foram desempenhados projetos em torno da temática da Mobilidade, com a tentativa de implementação dos conceitos teóricos adquiridos ao longo do mestrado tentando responder aos desafios da mobilidade no Município de Ílhavo. A metodologia adotada passou por uma contextualização teórica face ao tema proposto, posteriormente uma caracterização da área de estudo envolvente e por fim uma análise mais quantitativa ligada às necessidades das pessoas, descrevendo as atividades realizadas e as devidas conclusões retiradas ao longo do estágio. Como principais resultados adquiridos ressalvo, a necessidade de aposta na Mobilidade Suave, na medida em que, os dados dos censos revelam uma regressão no peso da mobilidade ativa, particularmente na bicicleta. Em suma o presente relatório defende a necessidade de valorização das infraestruturas existentes adequadas às necessidades da população e a consciencialização das pessoas para a necessidade de mudança.
This document describes the work carried out during the curricular internship that took place over a period of approximately 7 months at the Municipality of Ílhavo within the scope of the Master's Degree in Regional and Urban Planning at the University of Aveiro during the academic year 2022/2023. Projects were carried out around the theme of Mobility, with the attempt to implement the theoretical concepts acquired throughout the master's degree, trying to respond to the challenges of mobility in the Municipality of Ílhavo. The methodology adopted went through a theoretical contextualization of the proposed theme, later a characterization of the surrounding study area and finally a more quantitative analysis linked to people's needs, describing the activities carried out and the appropriate conclusions drawn throughout the internship. As main results obtained, however, the need to bet on Soft Mobility, insofar as census data reveal a regression in the weight of active mobility, particularly on the bicycle. In short, this report defends the need to enhance existing infrastructures that are suited to the needs of the population and to raise people's awareness of the need for change.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39276
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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