Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39231
Title: Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em narrativas
Author: Correia, Ana Margarida de Sousa
Advisor: Martins, Fátima Alexandrina Mendes
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Narrativas
Sintaxe
Idade pré-escolar
Terapia da fala
Defense Date: 12-Jul-2023
Abstract: Introdução: Desde muito cedo, as crianças contactam com narrativas ao ouvir histórias. As narrativas correspondem, na maioria das vezes, ao conto ou reconto de um evento real ou imaginário (R. B. Gillam & Ukrainetz, 2006). Apesar da sua relevância no desenvolvimento típico, a produção e compreensão de narrativas é uma área transversalmente afetada em crianças com perturbação de linguagem (Reuterskiöld et al., 2011). Porém, não foram encontrados programas de intervenção em narrativas, validados para o Português Europeu. Objetivo: Desenvolver e validar um Programa de Intervenção em Narrativas para crianças em idade pré-escolar. Método: Numa fase inicial procedeu-se à construção do Programa de Intervenção em Narrativas, para a intervenção junto de crianças entre os 4 e os 6 anos. Posteriormente, realizou-se a respetiva validação do conteúdo, através de um painel de peritos e cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). De seguida, realizou-se um estudo piloto de aceitabilidade com 12 crianças com idades entre os 4 e os 5 anos. Resultados: Obteve-se um resultado do IVC de 0,98. Adicionalmente, as sugestões dos peritos foram analisadas e procedeu-se às alterações que se consideraram relevantes para a implementação do programa. Os resultados do estudo piloto mostram também, no geral, bons níveis de aceitabilidade. Conclusão: Considera-se que o Programa tem validade de conteúdo, com uma concordância global elevada para todos os itens entre os peritos (Polit & Beck, 2006) e bons níveis de aceitabilidade. Assim, este trabalho constitui um contributo para uma prática baseada na evidência dos terapeutas da fala, ao nível da intervenção em narrativas em idade pré-escolar.
Introduction: From an early age, children are exposed to narratives by listening to stories (Vaz et al., 2020). In most cases, narratives correspond to the telling or retelling of a real or imaginary event (R. B. Gillam & Ukrainetz, 2006). Despite its relevance in typical development, the production and comprehension of narratives is a cross-cutting area af f ected in children with language disorder (Reuterskiöld et al., 2011). However, no narrative intervention programs validated f or European Portuguese have been f ound. Objective: Develop and validate a Narrative Intervention Program f or preschool children. Method: Initially, the Narrative Intervention Program was developed f or intervention with children aged 4 to 6 years old. Subsequently, the respective content validation was carried out through a panel of experts and the calculation of the Content Validity Index (CVI). Then, a pilot acceptability study was conducted with 12 children aged between 4 and 5 years. Results: A CVI score of 0.98 was obtained. In addition, the experts' suggestions were analyzed and changes that were considered relevant f or the implementation of the program were made. The results of the pilot study also show, overall, good levels of acceptability. Conclusion: The program is considered to have content validity, with a high overall agreement f or all items among the experts (Polit & Beck, 2006) and good levels of acceptability. Thus, this work constitutes a contribution to an evidence- based practice f or speech therapists in narrative intervention in p reschool age.
URI: http://hdl.handle.net/10773/39231
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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