Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39161
Title: Pensamento computacional na educação: que sentido faz e que competências promove?
Author: Pinheiro, Margarida M.
Albuquerque, Carlos
Moreira, Filipe T.
Torres, João Vítor
Sousa, José Miguel
Keywords: Pensamento computacional
Matemática
Literacia digital
Robótica educativa
Pensamento crítico
Issue Date: Feb-2023
Publisher: UA Editora
Abstract: Neste capítulo é introduzido o conceito de pensamento computacional e analisada a questão sobre se a robótica educativa poderá levar à promoção do pensamento computacional, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. Em estreita ligação com o tópico e as questões da programação, examina-se o tema da literacia digital e da criatividade. O capítulo aborda ainda iniciativas de formação de professores que estiveram ou estão em curso com o objetivo de capacitar os docentes para a implementação do pensamento computacional no sistema educativo português.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39161
ISBN: 978-972-789-841-1
Publisher Version: https://ria.ua.pt/handle/10773/36445
Appears in Collections:ISCA-UA - Capítulo de livro
CIDTFF - Capítulo de livro
DigiMedia - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Encontro2023_p9-26.pdf401.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.