Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/39161
Title: | Pensamento computacional na educação: que sentido faz e que competências promove? |
Author: | Pinheiro, Margarida M. Albuquerque, Carlos Moreira, Filipe T. Torres, João Vítor Sousa, José Miguel |
Keywords: | Pensamento computacional Matemática Literacia digital Robótica educativa Pensamento crítico |
Issue Date: | Feb-2023 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | Neste capítulo é introduzido o conceito de pensamento computacional e analisada a questão sobre se a robótica educativa poderá levar à promoção do pensamento computacional, principalmente nos primeiros anos de escolaridade. Em estreita ligação com o tópico e as questões da programação, examina-se o tema da literacia digital e da criatividade. O capítulo aborda ainda iniciativas de formação de professores que estiveram ou estão em curso com o objetivo de capacitar os docentes para a implementação do pensamento computacional no sistema educativo português. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39161 |
ISBN: | 978-972-789-841-1 |
Publisher Version: | https://ria.ua.pt/handle/10773/36445 |
Appears in Collections: | ISCA-UA - Capítulo de livro CIDTFF - Capítulo de livro DigiMedia - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_Encontro2023_p9-26.pdf | 401.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.