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http://hdl.handle.net/10773/39145
Title: | [Projeto de Tese] Modelo de capacitação digital docente: plataforma digital para criação de recursos educativos tangíveis |
Author: | Ribeiro, Sofia Alexandra Soares |
Keywords: | Abordagens pedagógicas tangíveis Competência digital Criação de recursos educativos Plataforma digital STEAM |
Issue Date: | 7-Jul-2022 |
Abstract: | A escola é o ponto de mudança da sociedade, pelo que deve acompanhar as alterações que sucedem no mundo. As contantes revoluções tecnológicas que marcam a nossa Era implicam um incessante acompanhamento e adaptação ao mundo digital, em particular, por parte dos membros educadores da nossa sociedade: os professores. A integração plena digital do corpo docente em processos infocomunicacionais mediados tecnologicamente fica, todavia, condicionada devido a entraves de índole técnica, gráfica, pedagógica e autoral, assim como a constrangimentos temporais e de infraestruturas. Paralelamente, evidências apontam que os alunos se envolvem de forma mais ativa no processo de aprendizagem quando os professores utilizam recursos educativos por si criados. Além disso, com a emergência de cenários híbridos, tais como o metaverse, as estratégias tangíveis, integradas com o digital, auferem relevância, já que motivam os alunos para os tópicos lecionados e promovem um ambiente colaborativo em sala de aula.
Neste contexto, procurar-se-á integrar o envolvimento profissional docente na prática de criação de recursos educativos, evitando sobrecarregar o corpo docente com formações não-laborais. Assim, esta investigação procurará conceber uma plataforma digital para criação de recursos educativos tangíveis, recorrendo a uma metodologia design-based research, numa abordagem de participatory design, aplicando essa estratégia para estimular o desenvolvimento de competência digital nos professores entre o 7º e o 9º ano de escolaridade. The school is society's changing point, therefore it must keep pace with the changes occurring in the world. The constant technological revolutions that mark our era require continuous monitoring and adaptation to the digital world, particularly by the educating members of our society: teachers. Teachers' full digital integration in technology-mediated infocommunicational processes is, however, conditioned by technical, graphic, pedagogical and authorial obstacles, as well as by time and infrastructural constraints. At the same time, evidence shows that students are more actively engaged in the learning process when teachers apply educational resources they created themselves. Moreover, with the emergence of hybrid scenarios, such as metaverse, tangible strategies, integrated with digital, are relevant, as they motivate students to the topics taught and promote a collaborative environment in the classroom. In this context, it will be sought to integrate teachers' professional engagement in the practice of creating educational resources, avoiding overloading the teaching staff with non-labour training. Thus, this research will seek to design a digital platform for the creation of tangible educational resources, resorting to a design-based research methodology, in a participatory design approach, applying this strategy to stimulate the development of digital competence in teachers between the 7th and 9th grades. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/39145 |
Appears in Collections: | DeCA - Relatórios |
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