Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/39129
Title: Aprendizagem situada e jogos digitais significativos: uma proposta de referencial para a conceção de geojogos (projeto ENAbLE)
Other Titles: Situated learning and significant digital games:a referential proposal for the design of geogames (ENAbLE project)
Author: Carlos, Vânia
Moreira, António
Keywords: Geojogos digitais
Aprendizagens situadas
Aprendizagens significativas
Comunidades virtuais de prática e de aprendizagem
Design centrado no utilizador
Issue Date: 19-Dec-2017
Publisher: CIDTFF - Universidade de Aveiro
Abstract: Perante a relevância atual do desenvolvimento da literacia espacial e face às potencialidades proporcionadas pelas geotecnologias, apresenta-se o OriGami, um geojogo em desenvolvimento na Universidade de Muenster, no âmbito do projeto Erasmus+ ENAbLE. O Projeto envolve alunos na liderança de uma comunidade de prática e de aprendizagem visando a integração pedagógica do OriGami, concebido e desenvolvido com base em princípios de Design Centrado no Utilizador (DCU), dando voz aos alunos e, por intermédio destes, aos seus professores. É apresentada a dinâmica da referida comunidade, suportada por uma plataforma de trabalho colaborativo, e são referidos os instrumentos de recolha de dados que permitem a monitorização do potencial de integração pedagógica do OriGami. Apontam-se como principais aspetos a desenvolver futuramente, relativamente ao OriGami, o aprofundamento das possibilidades de feedback dado ao professor sobre as aprendizagens dos alunos, ao mesmo tempo que se multiplicam os elementos de gamificação, possibilitando ao aluno uma experiência de jogo mais agradável.
Given the current relevance of the development of space literacy and the potential offered by geotechnologies, we present OriGami, a geojogo in development at the University of Muenster, under the Erasmus + ENAbLE project. The project involves students in the leadership of a community of practice and learning aimed at the pedagogical integration of OriGami, designed and developed based on the principles of User-Centred Design (UCD), giving voice to students and, through them, to their teachers. The dynamics of this community, supported by a collaborative work platform, are presented and data collection instruments are used to monitor OriGami’s potential for pedagogical integration. The main aspects to be developed in relation to OriGami are the future development of the possibilities of feedback given to the teacher on the students’ learning, while the gamification elements are multiplied, allowing the student a more pleasant game experience.
A la luz de la relevancia actual del desarrollo de la alfabetización espacial y de las potencialidades proporcionadas por las geotecnologías, se presenta el OriGami, un geojogo en desarrollo en la Universidad de Muenster, en el marco del proyecto Erasmus + ENAbLE. El proyecto involucra a alumnos en el liderazgo de una comunidad de práctica y de aprendizaje para la integración pedagógica del OriGami, concebido y desarrollado sobre la base de principios de diseño centrado en el usuario (DCU), dando voz a los alumnos y, a través de éstos, a sus profesores . Se presenta la dinámica de dicha comunidad, apoyada por una plataforma de trabajo colaborativa, y se mencionan los instrumentos de recogida de datos que permiten la monitorización del potencial de integración pedagógica del OriGami. Se señalan como principales aspectos a desarrollar en el futuro, en relación con el OriGami, la profundización de las posibilidades de retroalimentación dada al profesor sobre los aprendizajes de los alumnos, al mismo tiempo que se multiplican los elementos de gamificación, posibilitando al alumno una experiencia de juego más agradable.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/39129
DOI: 10.34624/id.v9i4.742
ISSN: 1647-3582
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
742-Proposta de artigo - para revisão cega-1162-1-10-20190307.pdf462.49 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.