Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38531
Title: Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior
Author: Batista, João
Pombo, Lúcia
Coelho, Dalila
Ramos, Fernando
Keywords: TRACER project
Good practices
Communication Technologies
Higher Education
Issue Date: 1-Jan-2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Neste artigo apresentam-se e discutem-se boas práticas e tendências, em relação aos usos das Tecnologias da Comunicação identificados em Instituições de Ensino Superior públicas Portuguesas, a partir da visão dos seus dirigentes institucionais e dos seus docentes. Para este trabalho de investigação, realizado no âmbito do projecto TRACER, foi desenvolvida e administrada uma ficha de caracterização, destinada a ser preenchida pelos dirigentes com responsabilidades ao nível das Tecnologias da Comunicação, e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a docentes. As tendências atuais indicam a progressiva integração de Tecnologias da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem e uma atenção especial para a necessidade de formação para o uso pedagógico destas tecnologias. Os resultados sugerem que as opções institucionais exercem alguma influência sobre as práticas dos docentes ao nível do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta alguns exemplos de práticas inovadoras, cujo alcance não se esgota nos seus contextos imediatos, antes constituindo exemplo de boas práticas.
This paper presents and discusses best practices and trends in the useof Communication Technologies in publicPortuguese Higher Education institutions, from the perspectivesof institutional leaders and of their teachers. For this research work, carried out under the TRACER project,a characterization form was developed and administered, intended to be filled by officers with responsibilities for Communication Technologies, and semi-structured interviews were conducted with teachers. Current trends indicate the progressive integrationof Communication Technologies in teaching and learning and a special attention to the need for training in the pedagogical use of these technologies. The results suggest that institutional options have some influence on the teaching and learningpractices of teachers. The article presents some examples of innovative practice, which scope is not limited to their immediate contexts, thereforerepresentingbest practices.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38531
DOI: 10.34624/ilcj.v4i2.14740
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos
CIDTFF - Artigos
DeCA - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14740-Texto do Trabalho-28144-1-10-20200408.pdf751.28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.