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http://hdl.handle.net/10773/38344
Title: | A investigação científica em institutos superiores de ciências de educação em Angola: fatores potenciadores, constrangimentos e estratégias de dinamização |
Other Titles: | Scientific research in Angola’s higher institutes of educational sciences: potentiating, constraints and dynamization strategies |
Author: | Bebecas, Francisco Costa, Nilza Souza, Dayse Neri de |
Keywords: | Institutos superiores de ciências da educação de Angola Investigação científica Factores potenciadores Constrangimentos e estratégias |
Issue Date: | 27-Jul-2018 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este artigo tem como foco principal apresentar e discutir fatores potenciadores e constrangimentos existentes no desenvolvimento da investigação cientifica/IC em Institutos Superiores de Ciências de Educação/ISCED em Angola, assim como de estratégias para incrementar a sua dinamização. A opção metodológica do estudo foi de natureza qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, e de uma abordagem de estudo de caso, no contexto de quatro instituições escolhidas, por conveniência: os ISCED de Benguela, do Cuanza Sul, do Huambo e da Huíla. O estudo empírico envolveu duas fases, a primeira, mais global, relativa à análise documental de orientações politicas para a IC no País, e a segunda que incluiu o estudo de aso em ISCED. Participaram do estudo de caso dez responsáveis dessas instituições (diretores, decanos para a área cientifica, entre outros). A recolha de dados foi realizada através da análise de documentos politico-normativos enquadradores das instituições de ensino superior (IES) do País, com enfoque na sua missão investigativa, e de entrevista semiestruturada aos participantes referidos. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo com recurso ao software webQDA 3.0. Os resultados obtidos evidenciam i) a atenção dada pelo poder politico, através de diferentes normativos, de orientações promotoras da IC no Ensino Superior e da sua qualidade, apesar de as mesmas não parecerem ser relevantes para os entrevistados; (ii) a capacitação dos recursos humanos, nomeadamente através da pós-graduação, como um dos mais importantes fatores potenciadores da IC realizada em ISCED; (iii) a não existência de financiamento, como o maior constrangimento à realização da IC nessas Instituições; e (iv) alguma discrepância nas sugestões dos entrevistados quanto às estratégias para dinamizar a IC, em relação às orientações dadas pelos normativos nacionais, por exemplo no que concerne a organização da IC e a sua avaliação. Com base nos resultados obtidos, e na literatura da especialidade, apresentam-se sugestões de estratégias para potenciar e incrementar a qualidade da IC nos ISCED, como por exemplo i) dinamizar atividades para um melhor conhecimento e integração das orientações da politica investigativa do País no planeamento da IC a realizar, ii) organizar a IC em centros de investigação e iii) valorizar a monitorização e avaliação da IC. The main focus of this article is to present and discuss the potential factors and constraints in the development of scientific research/IC in Higher Education Institutes of Educational Sciences/ISCEDin Angola, as well as strategies to increase its dynamism and quality. The methodological option of the study was qualitative, following an interpretative paradigm, and a case study approach, in the context of four Institutions, chosen by convenience: ISCED of Benguela, Cuanza Sul, Huambo and Huíla. The empirical study involved two phases, the first, more global, looked at documentary analysis of political guidelines for Angolan higher education institutions, and the second included a case study in the context of 4 ISCED. Ten of these institutions’ representatives (directors, deans for the scientific area, among others) participated in the case study. Data collection was carried out through the analysis of politico-normative documents which guide the higher education institutions of the countr y, focusing on their investigative mission, and a semi-structured interview with the referred participants. The data were subjected to content analysis using webQDA 3.0 software. The results obtained showed i) the attention given by the political power, through different laws, to promote IC in Higher Education as well as its quality, although they do not seem to be relevant to the inter viewees; (ii) the formation of human resources, namely through post-graduate course, as one of the most important factors that enhances the ICHF at ISCED; (iii) the absence of financing, as the greatest constrain to the implementation of the IC in these Institutions; and (iv) some discrepancy in the interviewees’ suggestions regarding strategies to boost IC in relation to the guidelines given by national regulations, for example regarding the organization of IC and its evaluation. Based on the results obtained, and in the literature, suggestions of strategies to increase IC and its quality in the ISCED are presented, as for example i) to stimulate activities for a better knowledge and integration of the guidelines of the countr y’s research policy in IC planning, ii) to organize IC in research centers and iii) to enhance the monitoring and evaluation of IC. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38344 |
DOI: | 10.34624/id.v10i2.11341 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos |
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