Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/3832
Título: | Educação para a tolerância no 1º ciclo: agentes e instrumentos |
Autor: | Horta, Sónia Batista e |
Orientador: | Rodrigues, Manuel Ferreira |
Palavras-chave: | Educação intercultural Ensino básico 1º ciclo Ensino de valores Práticas educativas Desenvolvimento das crianças |
Data de Defesa: | 2010 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O debate em torno da questão da tolerância pôs-se, desde sempre, dos
mais diversos modos e nos mais variados domínios em que se exerce a
actividade humana. As formas de coexistência nunca foram tão
largamente debatidas como nos dias actuais porque o encontro diário e a
proximidade com a diferença nunca terá sido tão amplamente sentida.
Valor imprescindível para o desenvolvimento das relações entre os
homens, a tolerância revela-se ainda mais complexa, à medida que se
cruzam as sociedades actuais, cada vez mais globais.
Procurando situar o conceito de tolerância e a sua relevância no mundo
actual, pretendemos estudar os mecanismos de construção de uma
cultura de tolerância entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, dos 8
aos 10 anos, em situações concretas de convivência na escola.
Partimos da verificação de que é recorrente uma cultura de violência no
convívio entre alunos, manifestada de múltiplas formas, nomeadamente
pela retaliação através da linguagem, da violência física, atitudes perante
os mais fracos ou pelos que têm comportamentos diferentes. Importa,
pois, conhecer as origens desses fenómenos e compreender as
dificuldades de interiorização individual e grupal de uma cultura de
respeito pelos outros, de responsabilidade social, sem, todavia, querer
escamotear a violência que cada aluno transporta em si mesmo, ou
ignorar os mecanismos de funcionamento dos grupos. The discussion around the question of the tolerance focused, since always, in several ways and in the most varied dominions in which the human activity is practised. The forms of coexistence were never debated so widely as in the current days, mainly because the daily meeting and the proximity with the difference will never have been so widely felt. As an essential value for the development of the relations between men, the tolerance turns out to be more complex, as more and more global societies get across. Trying to situate the concept of tolerance and his relevance in the current world, we intend to study the mechanisms for a positive tolerance education between basic education first graders, from 8 to 10 years old, in real circumstances of daily school interactions. We will start by making sure that exists a violence culture that is recurrent in the students daily relationships, it is clear that this violence manifests in several different forms, by oral language, retaliation, physical violence, attitudes before those who are weaker or even by those who possess different behaviors. However, it is important to understand the origins of these phenomena and to know the individual and grupal difficulty of self awareness by a respect culture for others, a social responsibility without conjuring the violence that each student carries within themselves even by ignoring the group functioning mechanisms. |
Descrição: | Mestrado em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3832 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Final PDF.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.