Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38321
Title: A autossupervisão em creche: que contributo para o desenvolvimento profissional?
Author: Andias, Cristiana Sofia de Carvalho
Advisor: Martins, Filomena
Keywords: Autossupervisão
Desenvolvimento profissional
Educador de infância
Creche
Narrativa
Defense Date: 26-Feb-2021
Abstract: O presente trabalho resulta de uma investigação de autossupervisão desenvolvida por uma educadora de infância, a trabalhar em creche, e tem como objetivos indagar até que ponto o processo autossupervisivo pode contribuir para o desenvolvimento profissional e refletir sobre o perfil de competências de um(a) educador(a) em contexto creche. Para este estudo, realizado no ano letivo 2018/2019, numa creche da região de Coimbra, com um grupo de crianças com idades compreendias entre os 18 e os 10 meses, recorreu-se a narrativas escritas (diário de bordo), redigidas pela educadora/investigadora e, complementarmente, a uma videogravação das práticas pedagógicas da educadora, posteriormente descritas e analisadas, o que permitiu uma triangulação dos dados. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo, adequada à natureza qualitativa desta investigação. Este estudo permite concluir que o processo de autossupervisão é essencial, especialmente em contextos pedagógicos de creche em que o educador se encontra solitário na sua ação educativa, na medida em que promove uma consciencialização fundamentada das práticas, propulsora da construção de conhecimentos necessários a um melhor desempenho profissional. Finalmente, este estudo referencia a importância de algumas dimensões de um perfil de competências a ter em conta no desempenho profissional de um educador que trabalha em creche.
The present work is the result of a self-supervision investigation carried out by a kindergarten teacher, working in a daycare center, and aims to inquire to what extent the self-supervision process can contribute to professional development and reflect on the skills profile of a educator (a) in daycare context. For this study, carried out in the academic year 2018/2019, in a daycare center in the region of Coimbra, with a group of children aged between 18 and 10 months, we used written narratives (logbook), written by the educator/researcher and, in addition, to a video recording of the educator's pedagogical practices, later described and analyzed, which allowed data triangulation. The collected data were submitted to content analysis, appropriate to the qualitative nature of this investigation. This study allows us to conclude that the process of self-supervision is essential, especially in pedagogical contexts of daycare centers where the educator is lonely in his educational action, insofar as it promotes a grounded awareness of practices, propelling the construction of knowledge necessary for better professional performance. Finally, this study mentions the importance of some dimensions of a profile of competencies to be taken into account in the professional performance of an educator who works in a day care center.
URI: http://hdl.handle.net/10773/38321
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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