Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38309
Title: | A progressão na escrita de fábulas: estudo longitudinal no Ensino Básico |
Other Titles: | Progression in writing fables: a longitudinal study in Basic Education |
Author: | Coimbra, Rosa Lídia Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
Keywords: | Géneros textuais Fábula Produção escrita Ensino básico |
Issue Date: | 8-Oct-2019 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este texto foca o desenvolvimento da produção escrita, em contexto de formação de professores (Pereira & Cardoso, 2013) para o ensino da escrita de determinado género textual (Pereira, 2014). Não existem muitos estudos longitudinais sobre a análise de textos enquadrados no mesmo género textual (Gouveia, 2013) e muitos destes estudos não coincidem no reconhecimento de que os alunos evoluem e em que dimensões (Moura, 2012). Do ponto de vista da Didática, parece-nos importante analisar os escritos dos alunos antes e depois de um programa de intervenção, no sentido de se legitimarem procedimentos de ensino por via de Sequências de Ensino/Didáticas. No caso em estudo, o processo formativo centrou-se essencialmente na formatação genérica da fábula e um dos nossos objetivos centrais é analisar produções iniciais e finais de alunos de 4.º, 6.º e 8.º anos e compreender como o trabalho didático sobre este género textual permitiu melhorar o seu desempenho. Colocamos a hipótese de que o trabalho orientado pelo género se traduz numa melhoria da qualidade textual e do efeito de genericidade (Beacco, 2013; Adam, 2014) e, assim, analisámos os textos de três turmas, uma de cada nível de escolaridade do Ensino Básico (EB), procurando encontrar diferenças entre as duas versões, ao nível de alguns parâmetros de género: plano do texto; processo enunciativo; formas de presença/ausência da moral; características do narrador e das personagens. Por contraste, apresentaremos igualmente resultados de três turmas ditas “grupos de controlo”, isto é, alunos do mesmo agrupamento cujos professores não participaram na referida formação. This article focuses on the development of written production, in the context of teacher training (Pereira & Cardoso, 2013) for teaching writing of a certain textual genre (Pereira, 2014). There are not many longitudinal studies on the analysis of texts of the same textual genre (Gouveia, 2013) and many of these studies do not coincide in the recognition that students evolve and in which dimensions (Moura, 2012). From a Didactics point of view, it seems important to analyse the writings of students before and after an intervention program, in order to legitimize teaching procedures by means of Teaching / Didactic Sequences. In the present case, the formative process focused essentially on the generic formatting of the fable and one of our central objectives is to analyse the initial and final productions of 4th, 6th and 8th grade students and to understand how didactic work on this textual genre allowed them to improve their per formances. We hypothesize that gender-based work translates into an improvement in textual quality and genericity (Beacco, 2013, Adam, 2014). Thus, we have analysed texts from three classes, one of each level of basic education, tr ying to find differences between the two versions, at the level of some gender parameters: text plan; enunciative process; forms of presence / absence of morals; characteristics of the narrator and the characters. By contrast, we will also present results from three so-called “control groups”, ie students from the same schools whose teachers were not in that training. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38309 |
DOI: | 10.34624/id.v11i1.5614 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CLLC - Artigos CIDTFF - Artigos DLC - Artigos DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
5614-Textos Originais (artigos incluídos na revisão de literatura)-9895-1-10-20191008.pdf | 628.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.