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http://hdl.handle.net/10773/38306
Title: | Marcadores de formação, inovação e investigação para a universidade dos próximos 20 anos: a relevância da opinião na construção de um modelo |
Other Titles: | Training, innovation and research markers to perspective the university on a 20 years horizon: the relevance of opinion to design a prospective model |
Author: | Mealha, Óscar Alarcão, Isabel Almeida, Carla Azevedo de Oliveira, José Bessa Tavares, José Souza, Dayse Neri de |
Keywords: | Marcadores Formação Inovação Pesquisa Análise qualitativa e quantitativa |
Issue Date: | 25-Sep-2019 |
Publisher: | CIDTFF - Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este artigo repor ta investigação que tem por objetivo prospetivar a universidade do futuro. O estudo estabelece um horizonte de 20 anos e baseia a análise desta situação num modelo constituído por marcadores e concebido considerando a definição clássica de universidade, modelos organizacionais e cenários pré-determinados. A aplicação e validação do modelo recorre a uma dimensão empírica constituída por uma amostra de n=51 participantes. A informação qualitativa e quantitativa recolhida provem de diversas fontes de opinião/informação no contexto da discussão de cenários hipotéticos, de constructo teórico. Utilizaram-se instrumentos de registo audiovisual e técnicas mistas: fichas de trabalho, questionários, observação e escalas valorativas de opinião. Os contributos da aplicação deste modelo traduzem-se numa sistematização otimizada de opiniões, validação do modelo, generalização do processo a outros contextos de reflexão, técnicas híbridas qualitativas-quantitativas que permitem uma maior valoração dos resultados qualitativos suportada pelos sumários de estatística descritiva dos correspondentes dados quantitativos. This paper reports research that produces a prospective understanding of the university of the future. The study establishes a 20 year horizon and supports the analysis of this situation on a model composed of markers and conceived considering the classic definition of university, organizational models and predetermined scenarios. The application and validation of the model uses an empirical dimension consisting of a sample of n = 51 participants. The qualitative and quantitative information gathered comes from diverse sources of opinion / information in the context of the discussion of hypothetical scenarios, of theoretical construct. Audiovisual recording instruments and mixed techniques were used: worksheets, questionnaires, observation and valuation scales. The contributions of the application of this model are translated into an optimized systematization of opinions, validation of the model, generalization of the process to other contexts of reflection, hybrid qualitative-quantitative techniques that allow a greater valuation of the qualitative results supported by the descriptive statistics summaries of the corresponding quantitative data. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38306 |
DOI: | 10.34624/id.v11i3.4909 |
ISSN: | 1647-3582 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DeCA - Artigos DEP - Artigos DigiMedia - Artigos |
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