Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/38218
Title: | A (in)existência do pensamento crítico em diários de bordo: uma análise categorial no contexto de investigação qualitativa |
Author: | Simões, Carolina Valente, Pedro Torres, Ricardo Santos, Sara |
Keywords: | Diário de bordo Pensamento crítico Processos cognitivos Metodologias de investigação |
Issue Date: | 7-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente artigo surge da premência da promoção do desenvolvimento do pensamento crítico na sociedade e, em concreto, na área da investigação, conforme vários documentos orientadores têm vindo a referir nos últimos anos. Uma das formas de potenciar este tipo de pensamento é através do recurso a diários de bordo, instrumentos utilizados no âmbito da metodologia de investigação. Por este motivo, procurámos responder à questão: Em que medida é que o pensamento crítico se encontra refletido em diários de bordo de natureza investigativa? Por conseguinte, delineámos os seguintes objetivos: (i) identificar diários de bordo de natureza investigativa; (ii) analisar os diários de bordo selecionados de acordo com os níveis cognitivos preconizados na taxonomia de Bloom et al. (1956); e (iii) discutir como o pensamento crítico está refletido nos diários de bordo. Neste estudo, de natureza qualitativa e assente no paradigma interpretativo, procedemos à análise de conteúdo de nove diários de bordo datados entre os anos 2020 e 2021. As categorias de análise foram desenvolvidas a partir dos níveis de pensamento dispostos na Taxonomia de Bloom et al. (1956), a saber: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Os resultados demonstram que os diários de bordo ilustram uma maior concentração do pensamento dos autores nos níveis de ordem inferior, nomeadamente no “conhecimento” e na “compreensão”. Neste sentido, fica patente a necessidade de sustentar o recurso aos diários de bordo em referenciais da especialidade que incitem ao desenvolvimento do pensamento crítico, mitigando possíveis incongruências entre as vertentes teórica e praxeológica. This article arises from the urgency of promoting the development of critical thinking in society, as several guiding documents have referred to in recent years. One of the ways to enhance this type of thinking is through logbooks, instruments that are used in research methodology. For this reason, we sought to answer the question: To what extent is critical thinking reflected in an investigative logbook? Therefore, we outlined the following objectives: (i) identify logbooks of an investigative nature; (ii) analyze selected data according to the cognitive levels recommended in the Bloom’s taxonomy; and (iii) discuss how critical thinking is reflected in those logbooks. In this qualitative study, based on the interpretive paradigm, we searched in Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) and analyzed the content of nine logbooks produced between the years of 2020 and 2021, in the field of education. The categories of analysis were developed from the levels of thought provided in the Bloom’s taxonomy. The results demonstrate that the logbooks illustrate a greater concentration of authors' thinking on lower order levels, specifically on “knowledge” and “understanding”. In this sense, we highlight the need to sustain the useof logbooks with expertise referentials that encourage the development of critical thinking to mitigate possible inconsistencies between the theoretical and praxeological aspects. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38218 |
DOI: | 10.34624/ilcj.v11i2.25321 |
ISSN: | 1647-7308 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
25321-Texto do Trabalho-62452-1-10-20220207.pdf | 305.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.