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http://hdl.handle.net/10773/3812
Title: | A melhoria dos processos de negócio e a sua aplicação nas empresas |
Author: | Marques, Carla Susana Fernandes |
Advisor: | Azevedo, Américo Lopes de |
Keywords: | Gestão do conhecimento Gestão estratégica Gestão da qualidade Política de inovação Eficácia das organizações |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | No mercado actual, global e virtual, em constante mudança, as organizações
são confrontadas com o aumento da concorrência, da exigência de clientes e
de funcionários, com a redução do ciclo de vida dos produtos e com as rápidas
mudanças da tecnologia. Assim, precisam de se tornar mais eficazes,
eficientes e flexíveis para sobreviverem e competirem. Para tal, têm que
procurar, continuamente, a melhoria e a inovação, através da gestão da
qualidade total, do just-in-time, da reengenharia, do benchmarking, da melhoria
contínua e da monitorização do desempenho. O objectivo último das
organizações é melhorar o funcionamento interno e alcançar a flexibilidade
exigida pelas constantes mudanças e, assim, satisfazer as expectativas dos
clientes. Desta forma, a melhoria contínua dos processos, é essencial, como
instrumento da gestão moderna para atingir de forma sistemática e
permanente, com base no cliente, a melhoria do desempenho da organização.
Este trabalho teve início com o estudo teórico sobre temas, tais como os
processos, a gestão dos processos e as metodologias da melhoria dos
processos. Posteriormente, foi desenvolvido um caso de estudo para investigar
como e porque é que as empresas portuguesas utilizam as metodologias de
melhoria dos processos. Em suma, as organizações dão elevada importância à
melhoria contínua dos processos de negócios. Pelo que, se destaca a gestão
baseada nos processos e o funcionamento da metodologia de melhoria
contínua com o objectivo de aumentar a eficácia, a eficiência e a
competitividade da organização. In today’s permanently changing global and virtual market, organizations are facing increasing levels of competition, demanding customers and employees, shrinking product lifecycles and rapid technological changes. So as to survive and to remain competitive, organizations must become more effective, efficient and flexible. In order to do so, companies must pursue enhancement and innovation constantly, by means of the total quality management, just-in-time, reengineering, benchmarking, continuous improvement and performance measurement. Organizations’ ultimate goal is to achieve the levels of internal performance and flexibility requested by constant changes and to satisfy customers’ expectation. In this sense, continuous process improvement is essential as an instrument of modern management, for a systematic and permanent improvement of companies’ performance, based on customer focus. This work started with a theoretical study about themes, such as business process, process management and business process improvement methodologies. After this, a case study was developed in order to investigate how and why Portuguese enterprises are using process improvement methodologies. In summary, organizations give high importance to the business process continuous improvement. The study concludes that processbased management and continuous improvement methodology are means of increasing companies’ efficiency, effectiveness and competitiveness. |
Description: | Mestrado em Gestão de Inovação e do Conhecimento |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3812 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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