Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3810
Title: | Como construir e dinamizar uma exposição interactiva de ciência |
Author: | Mendes, Inês Margarida Graça |
Advisor: | Trincão, Paulo Renato Pereira |
Keywords: | Educação científica Divulgação científica Museus de ciência Exposições interactivas Actividades em ciências |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho teve como objectivo descrever a concepção da exposição
interactiva de ciência Mãos na Massa, bem como a criação de ferramentas de
apoio/exploração da mesma. Instalada na Fábrica Centro Ciência Viva de
Aveiro, esta consiste numa exposição permanente, e possui um conjunto de
módulo interactivos relacionados com várias áreas da ciência. A selecção dos
módulos bem como o design da exposição foi detalhadamente descrita neste
trabalho. O nome da exposição e dos módulos, as suas legendas e a criação
de novos módulos inspirados em temas regionais, foram aspectos
determinantes para a elaboração desta exposição tendo sido também descritos
e fundamentados. Uma contextualização teórica foi previamente efectuada
com o objectivo de justificar algumas opções tomadas na concepção da
exposição. Para complementar as visitas à exposição, foi elaborado um
caderno de actividades, estando estas directamente relacionadas com os
pressupostos científicos de cada módulo interactivo. As actividades deste
caderno podem ser realizadas antes ou após uma visita à exposição Mãos na
Massa, ou seja, podem ser um estímulo ou complemento a uma visita. This work seeks to describe the conception of an interactive science exhibition Mãos na Massa, as well as the creation of tools to explore it. This permanent exhibition, Fábrica Science Center of Aveiro, includes a group of practical exhibits, related to several scientific phenomena. The selected exhibits and designs were described at length in this work. The exhibition and exhibits! name, the subtitles and the creation of new hands-on exhibits, inspired on regional aspects, described and justified in this work, were some determinant factors in planning this exhibition. At first, a theoretical contextualization was done with the intent of justifying some options taken in the conception of this exhibition. To complement the exhibition visits, a hands-on activity workbook was prepared, which is directly related to the phenomena!s presented in the hands-on exhibits. This activity workbook can be used before or after the Mãos na Massa exhibition visit, in other words, it can be an incentive to or an aid for the visit. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3810 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.