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Title: User generated content audiovisual para instituições de ensino superior: proposta de boas práticas
Author: Oliveira, Teresa Costa Milheiro de
Advisor: Raposo, Rui Manuel de Assunção
Keywords: Comunicação multimédia
Comunicação audiovisual
Vídeo digital
Gestão de marketing
Internet
Ensino superior
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação reúne e sistematiza a proposta de um conjunto de boas práticas para a criação de User Generated Content (UGC) audiovisual para a autopromoção de Instituições de Ensino Superior (IES). Tendo como um dos focos deste trabalho a compreensão da forma como as IES se dão a conhecer através do vídeo online, grande parte do mesmo está estreitamente ligado com a compreensão das regras de produção de um vídeo institucional e das regras de produção de vídeo para a web e os respectivos cuidados, além do conhecimento ao nível do panorama actual da Web 2.0, que inclui possibilidades alargadas de divulgação, através dos social media. Com o objectivo de fundamentar a proposta do conjunto de boas práticas a resultar deste estudo e com o objectivo de ser utilizado por IES na criação do seu próprio vídeo promocional para a web, foi encetada uma revisão bibliográfica alargada com vista à construção de um quadro teórico sólido nestas matérias, um estudo comparativo dos vídeos de algumas das melhores Universidades disponíveis na web e a realização de entrevistas a profissionais da área. Importa contextualizar que a presente proposta da investigação inserese no trabalho em curso da comunidade online Movinter, dedicada à mobilidade virtual no ensino superior, e cujos resultados serão utilizados pelos seus membros institucionais – IES, com especial atenção aos aspectos a ter em conta na criação de conteúdos audiovisuais institucionais e o contributo das ferramentas Web 2.0 para potenciar a sua divulgação.
This research aims to develop a set of best practices for creating and producing audiovisual User Generated Content (UGC) video, made by High Education Institutions (HEI) to promote themselves on the web. Considering the way HEI's should present themselves on the web, this work developed research on institutional video and its production, as well as some key issues capable of guaranteeing its qualitty for use on the web. To produce web videos, it is important to understand what works online and why and it is important to consider the actual trends related with the Web 2.0, such as social media, that helps to promote contents throughout the web. In order to achieve a proposal of a list of best practices for the creation and production of UGC audiovisual content by HEIs to promote themselves on the web, this work was based on an extensive literature review; through the use of a comparative study, where official videos from the top universities, made available on the web, were analyzed, deconstructed and compared; and with the use of interviews with specialists in this particular issue. This work is an integrated part in Movinter, a project that aims to enhance virtual mobility to foster institutional cooperation between HEI. It is expected that the results of this work may support the Movinter members in the creation and production of an institutional video of their own HEI and help promote it effectively on the web.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisual Digital
URI: http://hdl.handle.net/10773/3805
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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