Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3800
Title: Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior
Author: Foletto, Clarissa Gomes
Advisor: Carvalho, Sara
Santa, Zoltán
Keywords: Educação musical
Técnicas musicais
Alunos do superior - Aveiro
Violino
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho tem como objectivo estudar três autores: William Primrose, Robert Gerle e Barbara Barber que, nos seus livros voltados à prática violinística, apresentam o sistema de Padrões de dedos como um recurso técnico da mão esquerda, visando a optimização do estudo. Após analisada cada abordagem extraíram-se as principais características que, posteriormente, foram aplicadas em alunos do ensino superior da Universidade de Aveiro, pelo professor da classe. Esta investigação pretendeu testar a funcionalidade, aproveitamento e utilidade dos principais elementos estabelecidos, a fim de seleccionar aqueles que mais se destacaram.
This work aims to present three authors: William Primrose, Robert Gerle and Barbara Barber, whom on their books focused on violin practice. These authors dealt with the Finger Pattern system, as a technical resource for the left hand, in order to optimize study. After each approach was analyzed, the main features of each system were selected, and applied by their classroom teacher, to higher education students. This research intended to test the functionality, utilization and usefulness of the main elements of each system, in order to select those that stood out.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/3800
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Padrões de dedos, uma contribuição à técnica violinistica.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.