Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3799
Title: | Fonomímica: o gesto na aprendizagem da leitura da altura sonora |
Author: | Gonçalves, Diana Sampaio de Barros Rocha |
Advisor: | Carvalho, Sara |
Keywords: | Educação musical Técnicas musicais Estratégias da aprendizagem Interpretação musical |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho pretende verificar a eficácia de duas estratégias de
aprendizagem para a aquisição de competências de leitura de altura sonora de
uma partitura, quando o público-alvo são crianças.
Na revisão bibliográfica é realizado um estudo da visão da criança que
demonstra que as suas capacidades visuais não são de forma alguma
semelhantes às de um adulto. Perante este factor, a procura de uma estratégia
que não se revele tão dependente da visão para adquirir as competências de
leitura musical pode tornar-se relevante.
A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização do gesto como
estratégia intermediária para a aprendizagem da leitura da altura sonora,
versus a estratégia que utiliza a pauta directamente para a aquisição da
mesma competência. The intention of this paper is to verify the efficiency of two strategies for children to learn how to read pitch in a music score. The study carried out in the literature review confirms that the visual perception of children is not similar to the adults one. Therefore, it may be important to search for a strategy which does not depend entirely on the visual capacities to acquire the ability to read pitch in a music score. This investigation compares the use of gesture as an intermediary strategy to acquire the ability to read pitch, versus the strategy which uses the score in itself to acquire the same ability. |
Description: | Mestrado em Música - Ensino Vocacional |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3799 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projecto Educativo.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.