Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3799
Title: Fonomímica: o gesto na aprendizagem da leitura da altura sonora
Author: Gonçalves, Diana Sampaio de Barros Rocha
Advisor: Carvalho, Sara
Keywords: Educação musical
Técnicas musicais
Estratégias da aprendizagem
Interpretação musical
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretende verificar a eficácia de duas estratégias de aprendizagem para a aquisição de competências de leitura de altura sonora de uma partitura, quando o público-alvo são crianças. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo da visão da criança que demonstra que as suas capacidades visuais não são de forma alguma semelhantes às de um adulto. Perante este factor, a procura de uma estratégia que não se revele tão dependente da visão para adquirir as competências de leitura musical pode tornar-se relevante. A investigação levada a cabo no trabalho compara a utilização do gesto como estratégia intermediária para a aprendizagem da leitura da altura sonora, versus a estratégia que utiliza a pauta directamente para a aquisição da mesma competência.
The intention of this paper is to verify the efficiency of two strategies for children to learn how to read pitch in a music score. The study carried out in the literature review confirms that the visual perception of children is not similar to the adults one. Therefore, it may be important to search for a strategy which does not depend entirely on the visual capacities to acquire the ability to read pitch in a music score. This investigation compares the use of gesture as an intermediary strategy to acquire the ability to read pitch, versus the strategy which uses the score in itself to acquire the same ability.
Description: Mestrado em Música - Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/3799
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projecto Educativo.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.