Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3798
Title: Diálogo entre tradição e contemporaneidade na música erudita do século XX: a obra sinfónica do compositor chinês Zhu Jian-ER
Author: Ling, Shao Xiao
Advisor: Santana, Helena Maria da Silva
Keywords: Música contemporânea
Estética musical
Análise musical
Sociologia da música - China - Séc. 20
Cultura oriental
Cultura ocidental
Defense Date: 2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho tem como objectivo estudar o processo dialógico que se manifesta entre a tradição e a contemporaneidade, nas culturas Oriental e Ocidental, em particular na nova música erudita chinesa do século XX. Evocando uma análise diversificada, e um estudo sobre a “individualidade do diálogo”, aprofundamos o nosso conhecimento sobre o compositor Zhu Jian-Er e a sua obra, enquanto manifesto individual das características e da determinação de um novo fazer artístico. Nesse estudo, trata-se, por um lado, de estudar de que forma a obra de Zhu espelha, e expressa, o espaço dialógico, examinando como a observação e a percepção individual se redimensionam nas diferentes vivências sócio-históricas e políticas do autor, e estas, na história da cultura chinesa do século XX. Procuramos ainda perceber como o auto-conhecimento e a personalidade de Zhu se declaram na sua última fase criativa, e a maneira como as diversas construções técnicoestéticas se edificam e interactuam num ponto de encontro único, e, por sua vez, se influenciam reciprocamente no processo dialógico. A estruturação do presente trabalho contém três partes, abrangendo a narração do contexto sócio-histórico da produção musical de Zhu Jian-Er, a pesquisa sobre a vida e obra do autor e, a análise detalhada da sua Décima Sinfonia. Desvendaremos ainda de que forma integra e interage com os diferentes elementos técnico, estilísticos e estéticos que obtém do contacto com diversas manifestações artísticas, não só da música erudita ocidental, como da música erudita oriental, em particular da tradição musical chinesa, determinando a forma como engloba os elementos que obtém na produção de arte. A maneira como constrói o diálogo entre as duas culturas, e que revela, posteriormente, na produção da sua Décima Sinfonia, constituirá, assim, o âmago deste trabalho.
This work aims to study the dialogical process found between traditionalism and modernism in the eastern and western cultures, particularly in the 20th Century of new Chinese art music. While using a diversified analysis and a study on the individuality of the dialogue we deepen our knowledge on the composer Zhu Jian-Er and his work, as a personal manifest on the characteristics and determination of a new art form. In one hand it will study in which way Zhu’s work mirrors and expresses the dialogical space, by examining how his observations and perceptions will adjust to the different socio-historical and political experiences, and these, in the Chinese culture of the twentieth century. We will, also, seek to understand how self-knowledge and the personality of Zhu, will be manifested in his last creative phase, and how the various technical and aesthetic constructions will interact in a unique meeting point, that will, in turn, influence each other in the dialogical process. This dissertation will be divided in three parts, covering the story of the sociohistorical context of Zhu Jian-Er’s musical production, the research on the life and work of the author, and a detailed analysis of his Tenth Symphony. We will also, unmask how does he integrates and interacts with the various technical elements, stylistic and aesthetic that he gets from the contact with various artistic manifestations, not only the Western art music, but also from the Eastern one, in particularly the Chinese, determining how he encompasses all the elements in his production. The way he generates a dialogue between the two cultures and the way that it will, in turn, show in the production of his Tenth Symphony, will thus be the core of this work.
Description: Doutoramento em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/3798
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4985.pdf30.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.