Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRoda, Rui Miguel Ferreirapor
dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopor
dc.contributor.authorGonçalves, Natasha Elenapor
dc.date.accessioned2011-07-19T14:15:37Z-
dc.date.available2011-07-19T14:15:37Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3796-
dc.descriptionMestrado em Designpor
dc.description.abstractA presente dissertação ambicionou reunir e analisar todo um conhecimento considerado disperso focalizado sobre a Prática do ensino em Design. Em específico, com especial atenção sobre a transferência do conhecimento ao nível da Licenciatura – primeiro ciclo – pretendeu-se observar a informação produzida pelos curricula praticados em diferentes academias de ensino (em Portugal e no estrangeiro) no sentido de compreender a diversidade de abordagens e estratégias adoptadas por cada curso da licenciatura em Design. Como ponto de partida realizou-se uma primeira leitura focalizada no plano curricular praticado pela Universidade de Aveiro, numa abordagem tendente à compreensão do seu plano curricular, ou seja, como é comunicado e representado ao nível do seu modelo conceptual. Paralelamente, conteúdos de outras licenciaturas foram igualmente analisados, reunindo um conhecimento representativo de diferentes contextos. O estudo apresentado tentou dar uma ordem à informação dispersa pelos diferentes contextos académicos, naturalmente nutrida pela contribuição de especialistas de excelência, convidados a interagir através de entrevistas, ambicionando uma construção consciente e avançada sobre a lente de análise. O estudo, considerando todas as limitações inerentes à ambição deste projecto, iniciou um olhar sobre a extensa informação epistemológica orientada à prática pedagógica, segundo os seguintes critérios: a) dar forma a uma análise comparativa das variáveis relevantes presentes nos curricula orientados à prática do ensino em Design; b) reunir a informação dispersa de pesquisadores que actuam teoricamente com o tema – Prática de ensino em Design; c) organizar e sintetizar a complexidade da informação dispersa, segundo a prática de ensino na Licenciatura em Design, com o objectivo de promover um fácil acesso à informação útil à comunidade científica local interessada no estudo do tema.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to collect and analyze all considered spread out knowledge focused on the Practice of Design Education. Focusing particularly on the transfer of knowledge on an Undergraduate level, the intention was to observe the information produces by the prevailing curricula in different educational academies (in Portugal and abroad) in order to understand the diversity of approaches and strategies adopted by each course’s degree in Design. As a starting point the design curriculum practiced by the University of Aveiro has been employed, in an attempt to understand their curriculum, and how it communicates & represents its conceptual model. Simultaneously, contents of other degrees were also analyzed, bringing together a representative knowledge of different contexts. The present study attempted to give an order to the wide range of information by the different academic contexts enriched by the contributions from experts who were invited to interact through interviews, in the ambitions of reaching an advanced and conscious construction under the lens of analysis. This study, considering all the limitations of this ambitious project, initiated an extensive look at the epistemological information oriented to the teaching-practice, according to the following criteria: a) giving form to a comparative analysis of relevant variables that are present in the curricula and oriented toward the practice of teaching in Design; b) collect the wide range of information of researchers who practice theory on the topic – The Practice of teaching Design; c) organize and synthesize the complexity of this spread out information, according to the practice of Design Education within an undergraduate level, in order to promote easy access of useful information to the local scientific community interested in studying this issue.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação de currículospor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectLicenciaturaspor
dc.subjectDesignpor
dc.titleCurricula analysis & study of design education: undergraduate levelpor
dc.title.alternativeAnálise currícular e entendimento dos processos de ensino do designpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf9.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.