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dc.contributor.advisorBranco, Vasco Afonso da Silvapor
dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopor
dc.contributor.authorCruz, Sandra Cerqueirapor
dc.date.accessioned2011-07-18T14:35:30Z-
dc.date.available2013-02-05T15:48:34Z-
dc.date.issued2010-11-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3789-
dc.descriptionMestrado em Designpor
dc.description.abstractO intuito deste estudo é analisar a evolução e a transição do design editorial tradicional para um novo design digital interactivo (paper free) aplicado à imprensa, identificando novas abordagens metodológicas que permitem tornar a leitura digital dos jornais numa experiência comunitária, colaborativa, intuitiva, lúdica, interessante e de fácil adaptação a qualquer público, ainda que info-excluído, minimizando o impacto da mudança tecnológica para o suporte digital. O projecto consubstanciou-se no desenvolvimento do design de um serviço para a criação de uma mesa interactiva, News Coffee Table 2010 (NCTʼ10), que ofereça a leitura de jornais digitais em cafés, promovendo a partilha de conhecimento e a leitura em ambientes colaborativos. Como objecto de estudo do projecto tomou-se como referência o Jornal de Notícias, o jornal diário generalista mais lido no norte de Portugal, cujo público e prática de consumo se enquadra no perfil identificado para o projecto: nível económico médio/baixo, baixa qualificação no uso das tecnologias digitais, consumindo o jornal em locais públicos, partilhando-o com a comunidade, sobretudo em cafés.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the evolution and transition from the traditional editorial design to a new digital interactive design (paper free) applied to the news industry. This involves identifying new methodological approaches that can turn the activity of reading a digital newspaper into a communitarian, collaborative, intuitive, ludic and entertaining experience, that any one can easily adapt to, including the info-excluded, minimizing the impact of change from the analogical to the digital medium. This project was based on the development of a service design and the creation of an interactive table, News Coffee Table 2010 (NCT’10), which offers reading of digital newspapers in coffeehouses, while promoting knowledge sharing and reading activities in collaborative environments. The object of study referenced in this project is Jornal de Notícias, the most-read newspaper in the north of Portugal, whose audience and consumer behaviour is in compliance with the profile determined for this project: medium-low income levels, low technological qualifications in using digital technologies and habitual readers of newspapers supplied to the community in public locations, mostly in coffeehouses.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectHistória do designpor
dc.subjectHistória da imprensapor
dc.subjectJornaispor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectInterface gráficapor
dc.subjectInterface homem-máquinapor
dc.titleA revolução da imprensa na era digital: de Gutenberg a Kerckhovepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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