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dc.contributor.advisorCardoso, Pedro Jorge Coutopt_PT
dc.contributor.authorResende, Judite Mirandapt_PT
dc.date.accessioned2023-05-25T14:42:46Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/37890-
dc.description.abstractAtualmente, o mercado de trabalho depara-se com a chegada dos millennials e centennials que nasceram e cresceram na era da tecnologia e dos jogos digitais. Os princípios e valores destas novas gerações impõem uma abordagem distinta na gestão dos recursos humanos. Um dos grandes desafios atual da gestão passa por implementar medidas capazes de conciliar as pretensões das organizações, com os anseios e expectativas pessoais e profissionais dos seus colaboradores, por forma a potenciar comportamentos nos colaboradores que acrescentem valor, criando vantagens competitivas face à concorrência. Nos últimos anos, têm sido implementados elementos de design de jogos no contexto organizacional, com o propósito de potenciar o comportamento de colaboradores, este fenómeno é denominado por gamificação. Este projeto contextualiza-se em ambiente empresarial, na FEPSA – Feltros Portugueses S.A., onde o baixo nível de fidelização dos colaboradores do chão de fábrica no posto de trabalho origina uma excessiva rotatividade dos mesmos. Com isso em consideração, este projeto visa a concetualização de uma estratégia de gamificação que permita um aumento da motivação e bem-estar dos seus colaboradores. Este estudo tem como base uma metodologia de investigação e desenvolvimento e, com abordagem fundamentalmente qualitativa. Teve como base os seguintes métodos: design etnográfico, workshop de co-design, expert reviews, testes de usabilidade, conversa formal e grupo de discussão. Assim, desenvolveu-se um protótipo não-funcional da aplicação denominado Hatters, que mediante os testes realizados apresenta potencial para gerar mais interesse para os colaboradores de chão de fábrica da FEPSA, tendo sido os mais bem-sucedidos a criação de desafios, a tabela de classificação, o sistema de prémios e acumulação de pontos. Estes resultados permitem fortalecer a ideia de que a gamificação no contexto laboral com foco nos recursos humanos tem capacidade para motivar os colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, the labor market is facing the arrival of millennials and centennials who were born and raised in the age of technology and digital games. The principles and values of these new generations impose a different approach to human resources management. One of the great challenges of today's management is to implement measures capable of reconciling the goals of organizations with the personal and professional aspirations and expectations of their employees, to foster behaviors in employees that add value, creating competitive advantages over the competition. In the last years, game design elements have been implemented in the organizational context, with the purpose of enhancing employee behavior, this phenomenon is called gamification. This project is contextualized in a business environment, in FEPSA - Feltros Portugueses S.A., where the low level of loyalty of employees on the factory floor in the workplace leads to excessive turnover of them. This project aims to conceptualize a gamification strategy that allows an increase in motivation and well-being of its employees. This study is based on a research and development methodology, with a fundamentally qualitative approach. It was based on the following methods: ethnographic design, co-design workshop, expert reviews, usability tests, formal conversation and focus group. Thus, a non-functional prototype of the Hatters application was developed, which through the tests carried out has the potential to generate more interest for FEPSA's shop floor employees. The most successful were the creation of challenges, the ranking table, the awards and points accumulation system. These results strengthen the idea that gamification in the workplace, with a focus on human resources, can motivate employees.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectDesign etnográficopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleLaborar a jogar: conceção de uma aplicação gamificada para motivar a fidelização dos colaboradores de chão de fábrica da FEPSApt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2024-12-13-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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