Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3788
Title: (Re)construir a prática pedagógica e criar oportunidades para pensar
Author: Marchão, Amélia de Jesus Gandum
Advisor: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
Keywords: Ciências da educação
Educação pré-escolar: Portugal
Ensino básico 1º ciclo: Portugal
Avaliação de currículos
Desenvolvimento dos currículos
Metodologia de ensino
Prática pedagógica
Educação das crianças
Desenvolvimento das crianças
Defense Date: 9-Nov-2010
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Apresenta-se nesta tese um estudo de natureza qualitativa que inclui seis estudos de caso, a partir dos quais se desocultam as práticas pedagógicas de três salas de jardim de infância e de três salas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quadro narrativo, interpretativo e de reflexão que elegemos, permitiu-nos identificar e discutir os processos de construção e gestão curricular e os estilos dos educadores e dos professores na promoção de oportunidades para a construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
We present in this thesis a qualitative study that includes six case studies, from which we unhide the teaching practices of three kindergarten rooms and three primary school rooms. The narrative, interpretation and reflection frame that we chose allowed us to identify and discuss the processes of curriculum building and management and the styles of kindergarten and primary school teachers in promoting opportunities for building the critical thinking of children who attend kindergarten and primary school.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3788
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese, Amélia de Jesus Gandum Marchão.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.