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dc.contributor.advisorCosta, Carlos Manuel Martins dapor
dc.contributor.authorMartins, Isabel Margarida da Costapor
dc.date.accessioned2011-06-29T16:20:22Z-
dc.date.available2011-06-29T16:20:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3740-
dc.descriptionMestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismopor
dc.description.abstractActualmente o sector do turismo tem-se assumido como umas das principais actividades económicas quer a nível mundial quer a nível nacional, tornandose um factor de alavanca e desenvolvimento socioeconómico e de fortalecimento da base económica local, quer devido ao efeito multiplicador económico quer ao efeito de gerar e motivar o desenvolvimento de outras actividades económicas. São poucos os destinos onde a procura turística não apresenta padrões sazonais, pelo que vão sendo feitos esforços por parte quer do sector público quer do sector privado, no sentido de se criar e implementar medidas e estratégias com vista à sua redução, desde estratégias de diversificação de mercados, políticas de produtos, políticas de preços, implementação de férias repartidas com vista ao estímulo da procura na época baixa, entre outras. Por seu lado, tem-se assistido a uma série de mudanças ao nível do sector do turismo, quer ao nível de produtos, destinos e ainda comportamentos, hábitos e consumos dos visitantes. Estes factores vão ter influência na gestão e planeamento de destinos e espaços e organizações do sector, pelo que se pretende ter um conhecimento mais aprofundado ao nível destas tendências, nomeadamente ao nível da procura. A partir daqui tornar-se-á possível delinear/apontar algumas estratégias e medidas que permitam às entidades/organizações do sector melhorar/rentabilizar as suas actividades e serviços, atenuar/combater a sazonalidade, diversificar a oferta turística e a competitividade local, e por sua vez dinamizar e desenvolver a base económica local.por
dc.description.abstractThe tourism industry has been assuming itself as one of the most important economic activities worldwide, representing a source of influence and socioeconomic development and contributing to the local economic base, due to its economic multiplier effect, and abilities to develop other economic activities. There are few destinations where tourist demand does not change according to clearly defined seasonal patterns. For this reason efforts are being made, in both by the public and private sectors, to establish and implement measures and strategies for its reduction, including, among other strategies, market diversification, price policies, the encouragement of staggering holidays, and domestic tourism during off-seasons, and provision of off-season attractions such as festivals and conferences. On the other hand, the tourism sector is also experiencing several changes both in terms of products, destinations and consumption, behaviors and habits of visitors. These factors will have influence on the management and planning of destinations and on tourism organizations, so is intended to have a deeper knowledge of these trends/changes, particularly on the demand side. Thus it will be possible to point out some strategies and measures to enable the tourist organizations to improve their activities and services, reduce seasonality, diversify the local tourism and competitiveness, and to improve and develop the local economic base.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão do turismopor
dc.subjectDestinos turísticos: Aveiropor
dc.titleGestão estratégica da sazonalidade em turismo: o caso de Aveiropor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
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DEGEIT - Dissertações de mestrado

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