Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37323
Title: Ensinar ciências ao longo do ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas sobre solos
Other Titles: Teaching sciences throughout basic education: sustainable development and practical activities about soils
Author: João, Patrícia Margarida Nunes
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Henriques, Maria Helena Paiva
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável
Educação em geociências
Atividades práticas
Recursos didáticos
Solos
Documentos curriculares de ciências
Ensino Básico português
Formação contínua de professores
Defense Date: 29-Mar-2023
Abstract: A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o intuito de criar metas alcançáveis até 2030, visando a melhoria da qualidade de vida no Planeta. Esta visão de futuro reflete a preocupação com o que resulta de um crescente desequilíbrio entre o que os cidadãos utilizam e os recursos disponíveis na Terra. Mas alcançar os ODS não depende apenas dos governos, também depende de todos os cidadãos, tendo as crianças e jovens um papel fundamental no apelo global à participação. A escola surge como uma parceira essencial para tornar a Agenda 2030 conhecida, incentivando, assim, todas as pessoas a participarem no desafio de atingir os ambicionados ODS. Ao longo dos últimos anos tem havido um esforço significativo no sistema educativo português para integrar as diretrizes internacionais da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), nomeadamente as lançadas pela ONU, assumindo o conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) numa perspetiva multidimensional e transversal, quer nos documentos curriculares, quer nos documentos de referência. A Assembleia Geral das Nações Unidas votou, por unanimidade, o ano de 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), enquadrado na Década das Nações Unidas para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005- 2014). O AIPT teve como objetivo aproveitar o conhecimento existente de cerca de meio milhão de cientistas da Terra em todo o mundo e torná-lo mais disponível para a melhoria da vida quotidiana, conforme refere o subtítulo da iniciativa: Ciências da Terra para a Sociedade. “Solo - a pele da Terra” estava entre os temas científicos selecionados, e a promoção da extração sustentável dos recursos da Terra estava entre os objetivos da iniciativa. De facto, a temática “solos” é uma das questões nas geociências que proporciona estreitas relações com a Agenda 2030, e o seu uso sustentável é fundamental para o cumprimento de diversos ODS. Implica, para isso, uma boa colaboração entre profissionais de vários setores, nomeadamente, políticos, engenheiros, investigadores, técnicos e outros profissionais das áreas relacionadas com o solo (direta ou indiretamente), para além de professores. A presente investigação emerge destas preocupações e orientações. Através dela, pretendeu-se criar as condições para a coconstrução de um conjunto integrado de atividades e respetivos recursos didáticos, com uma visão progressiva, sistemática e sequencial sobre a temática “solos”, a implementar nas disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais do Ensino Básico. Nesta investigação optou-se pela abordagem metodológica designada por Educational Design Research (EDR). Assim, procedeu-se à contextualização da problemática, definiram-se as questões de investigação e organizaram-se as tarefas, segundo as fases e ciclos do EDR. Houve necessidade de se identificar e caracterizar o entendimento do conceito de Desenvolvimento Sustentável presente nos documentos curriculares e alguns de referência do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ao 4.º ano), bem como dos documentos curriculares de Estudo do Meio e Ciências Naturais dos, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, e posteriormente restringir esta análise à temática “solos”. Analisaram-se, ainda, as perceções do grupo de professores envolvidos na investigação sobre esses documentos curriculares e de referência, e sobre as suas próprias práticas educativas. Depois da análise destes resultados, emergiu uma proposta de reorganização dos documentos das Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico para as escolas portuguesas. Mas, para que as propostas de reorganização tenham impacto nas práticas dos professores, é fundamental dotá-los de recursos didáticos alinhados com as preocupações de DS e solos. Uma das formas de o fazer é através da conceção e desenvolvimento de Programas de Formação Contínua (Oficinas de Formação, por exemplo), que auxiliem os professores nas suas práticas educativas. Neste contexto, organizou-se uma Oficina de Formação, no decurso da qual foi concebida, elaborada e validada uma sequência didática, com respetivos recursos sobre “solos”, para cada um dos nove anos de escolaridade, e que visa dar suporte a práticas de ensino experimental das ciências, numa perspetiva de EDS. Do trabalho desenvolvido resultou uma compilação de documentos, que se apresenta no final desta investigação. Espera-se que os produtos gerados pela presente investigação possam ser inspiradores para outras temáticas e para outros contextos escolares integrados no sistema educativo português, o qual abarca, não só as comunidades escolares em Portugal, mas também aquelas que se orientam pelo mesmo currículo nos países lusófonos, nomeadamente: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau (oficialmente Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China) e Timor- Leste.
The United Nations (UN) established the Sustainable Development Goals (SDGs), with the aim of creating achievable goals by 2030, aimed at improving the quality of life in the planet. This vision of the future reflects concern about what results from a growing imbalance between what citizens use and the resources available on Earth. But achieving the SDGs does not just depend on governments; it also depends on all citizens, with children and young people playing a key role in the global call for participation. The school emerges as an essential partner to make the 2030 Agenda known, thus encouraging all people to participate in the challenge of achieving the ambitious SDGs. Over the last few years, there has been a significant effort in the Portuguese education system to integrate the international guidelines of Education for Sustainable Development (ESD), namely those launched by the UN, assuming the concept of Sustainable Development (SD) from a multidimensional and transversal perspective, both in curriculum documents and in reference documents. The United Nations General Assembly unanimously voted 2008 as the International Year of Planet Earth (IYPE), as part of the United Nations Decade for Education for Sustainable Development (2005-2014). The IYPE aimed to harness the existing knowledge of around half a million Earth scientists around the world and make it more available for improving everyday life, as stated in the subtitle of the initiative: Earth Sciences for Society. “Soil - the skin of the Earth” was among the scientific themes selected, and the promotion of sustainable extraction of the Earth's resources was among the objectives of the initiative. In fact, the theme “soils” is one of the geosciences issues that provides close links with the 2030 Agenda, and its sustainable use is fundamental for the fulfillment of several SDGs. This necessitates close collaboration among professionals from various sectors, including politicians, engineers, researchers, technicians, and other professionals from soil-related fields (directly or indirectly), as well as teachers. The present investigation emerges from these concerns and guidelines. Through it, it was intended to create the conditions for the coconstruction of an integrated set of activities and respective didactic resources with a progressive, systematic, and sequential vision on the theme “soils”, to be implemented in the disciplines of Environmental Studies and Natural Sciences of Basic Education. In this investigation, a methodological approach called Educational Design Research (EDR) was chosen. Thus, the problem was contextualized, the research questions were defined, and the tasks were organized according to the phases and cycles of the EDR. There was a need to identify and characterize the understanding of the concept of Sustainable Development present in the curricular documents and some reference documents of the 1st cycle (1st to 4th grades), as well as the curricular documents of Environmental Studies and Natural Sciences of the 2nd and 3rd cycles, and later narrowing it down to the theme “soils". The perceptions of the group of teachers involved in the research on these curricular and reference documents, and on their own educational practices were also analyzed. After analyzing these results, a proposal emerged to reorganize the documents on Essential Learning in Basic Education for Portuguese schools. However, for the reorganization proposals to have an impact on teachers' practices, it is essential to provide them with didactic resources aligned with SD concerns and the soils. One of the ways to do this is through the design and development of teaching education (workshops, for example), which help teachers in their educational practices. In this context, a workshop was organized, during which a didactic sequence was conceived, elaborated, and validated, with respective resources on “soils” for each of the nine years of schooling, and which aims to support practices of experimental science teaching from an ESD perspective. The work developed resulted in a compilation of documents, which is presented at the end of this investigation. It is hoped that the products generated by this investigation can be inspiring for other themes and for other school contexts integrated in the Portuguese educational system, which includes not only school communities in Portugal, but also those that are guided by the same curriculum in the Portuguese-speaking countries, namely: Angola, Guinea-Bissau, Mozambique, S. Tomé and Príncipe, Cape Verde, Macau (officially the Special Administrative Region of Macau of the People's Republic of China) and East-Timor.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37323
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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