Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/37300
Title: A matemática do ensino básico numa abordagem STEAM
Author: Soares, Maria Clarisse Ribeiro
Advisor: Oliveira, Paula
Ramos, Sandra Isabel Diogo
Keywords: STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática
Interdisciplinaridade
Defense Date: 14-Dec-2022
Abstract: O presente trabalho propõe-se apresentar a importância da utilização do método STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) na educação. Este método de ensino abrange as disciplinas indicadas de forma interdisciplinar. Ao observarem que os conteúdos das diferentes disciplinas se relacionam, os alunos ficam mais motivados a aprender porque se mostra a sua utilidade na vida quotidiana. O método STEAM prepara os alunos para o futuro em constante mudança, devido à globalização e às mudanças sociais. Este método incentiva e exercita a valorização das habilidades interpessoais, das competências sócio emocionais, comportamentais e pessoais do indivíduo, como por exemplo, a capacidade de comunicação e a habilidade para trabalhar em equipa, muitas vezes em projetos simultâneos. Nos projetos STEAM é imperativo o trabalho colaborativo de professores de diferentes áreas. Foram aplicadas duas atividades, numa turma do 3º ciclo (9.º ano). A primeira atividade envolveu as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a segunda as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Física. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver o interesse dos alunos pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento de outras ciências. Desta forma os alunos foram encaminhados a obter a resposta muitas vezes verbalizada pela questão “por que precisamos aprender isso?” quando se leciona um conteúdo matemático. Observou-se o entusiasmo e empenho, por parte dos alunos, na realização das duas atividades. O balanço foi francamente positivo. Demonstrando que a abordagem STEAM deve ser implementada nas escolas.
This paper aims to present the importance of using the STEAM method (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) in education. This teaching method covers the indicated subjects in an interdisciplinary way. By observing that the contents of the different subjects are related, students are more motivated to learn because their usefulness in everyday life is shown. The STEAM method prepares students for a future that is constantly changing due to globalisation and social changes. This method encourages and exercises the enhancement of interpersonal skills, socio emotional, behavioural and personal skills of the individual, such as communication skills and the ability to work in teams, often in simultaneous projects. In STEAM projects the collaborative work of teachers from different areas is imperative. Two activities were applied in a class of 3rd cycle (9th grade). The first activity involved Mathematics and Physical Chemistry and the second, Mathematics, Natural Sciences and Physical Education. These activities aimed to develop the students' interest in Mathematics and to value its role in the development of other sciences. In this way the students were directed to obtain the answer often verbalised by the question "why do we need to learn this?" when teaching a mathematical content. It was observed the enthusiasm and commitment of the students in the realization of the two activities. The balance was frankly positive. Demonstrating that the STEAM approach should be implemented in schools.
URI: http://hdl.handle.net/10773/37300
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Clarisse_Soares.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.