Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpor
dc.contributor.advisorMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvespor
dc.contributor.authorCoutinho, Vânia Cristina Almeidapor
dc.date.accessioned2011-06-27T16:27:54Z-
dc.date.available2011-06-27T16:27:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3719-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopor
dc.description.abstractActualmente, a maior parte das crianças que frequenta o 1.º Ciclo do Ensino Básico nasceu num mundo tecnológico e não se vê a (sobre)viver sem as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A sociedade apresenta uma evolução que parece caminhar, em grande escala, no sentido da tecnologia e se para alguns dos mais velhos esta constitui uma mudança catastrófica, para a maioria dos mais novos não existe caminho que não intersecte as TIC. Neste sentido, as escolas sentem a necessidade, ou até mesmo a obrigatoriedade, de se adaptaram à nova realidade, por forma a darem uma resposta assertiva às exigências dos seus alunos, que constituirão a sociedade do futuro, preparando-os, do modo mais completo e integral possível, para a integração como cidadãos responsáveis, autónomos, conscientes e participativos na aldeia global que se tem vindo a criar. Também as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) surgiram, em grande parte, como um grito de salvamento às famílias que constituem a sociedade moderna – mais tempo dedicado aos empregos e a outros afazeres significa menos tempo disponível para a família, para os filhos, para as crianças que frequentam as escolas e que aí permanecem cada vez mais horas. Tornou-se, pois, imperioso encontrar soluções ajustadas para corresponder às necessidades das famílias e, especifica e especialmente, às necessidades das crianças. Cruzando estas duas realidades, deparamo-nos com a componente de TIC a ser desenvolvida nas AEC com maior frequência. O PETIz – Projecto Escola a Tempo Inteiro – é um Projecto, integrado no PmatE – Projecto Matemática Ensino –, da Universidade de Aveiro, que desenvolve AEC em vários Agrupamentos de Escolas, nomeadamente na região de Aveiro, designandose uma das áreas de oferta por arTICiência. Esta área, para além das artes e das ciências, comporta também uma componente ligada às TIC. Com o presente estudo, pretendeu-se apurar de que forma podem os programas de desenvolvimento de competências básicas em TIC, no contexto de Actividades de Enriquecimento Curricular, contribuir para o “enriquecimento tecnológico” das crianças. Para tal, estudou-se o caso particular de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica Integrada Padre Donaciano de Abreu Freire, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Estarreja. A investigação permitiu perceber que, efectivamente, este tipo de iniciativas constitui uma mais-valia para a formação dos alunos. No entanto, há ainda uma série de questões que devem ser alvo de reflexão e reformulação para que o sucesso possa ser atingido em maior escala.por
dc.description.abstractCurrently most children who attend the Elementary School were born in a technological world and can’t imagine themselves living without the information and communication technologies (ICT). Society presents an evolution that seems to be greatly headed towards technology and if to some of the elder this constitutes a catastrophic change, to most young people there is not a path that does not intersect the ICT. In this sense schools feel the need, or even the obligation, to adapt to this new reality in order to give an assertive response to the demands of their students who will constitute the future society preparing them as fully and complete as possible to their integration as responsible citizens, independent, aware and engaged in the global village that has been being created. The Curriculum Enrichment Activities (CEA) arose largely as a "cry of rescue" to the families that constitute modern society - more time spent on jobs and other tasks means less time available for family, for children, who attend school and that remain there more and more time. It became therefore imperative to find solutions adjusted to match the needs of families and specifically and especially the needs of children. Linking these two realities, we are faced with the fact that the ICT component is being more often developed in CEA. PETIz (Projecto Escola a Tempo Inteiro) – Full Time School Project – is a project integrated in PmatE (Projecto Matemática Ensino) – Mathematics Teaching Project of the University of Aveiro – which develops CEA in several Schools, in the region of Aveiro, including on the activities an area designated arTICiência. This area, in addition to the arts and sciences, also includes a component related to the ICT. In this study, we sought to determine how can the programs for the development of basic ICT skills, within the context of Curriculum Enrichment Activities, contribute to the technologic enrichment of children. To this purpose, we studied the particular case of a second year class of the Elementary School Padre Donaciano de Abreu Freire in Estarreja. Throughout this investigation it was possible to realize that this kind of initiative actually is an asset for the training of pupils. However, there are still a number of issues that should be subject of reflection and revision so that success can be achieved on a larger scale.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectTecnologias da informaçãopor
dc.subjectInovação pedagógicapor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclo: Aveiropor
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspor
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspor
dc.subjectAvaliação da educaçãopor
dc.titleImpacte de um programa de desenvolvimento de competências básicas em TIC no 1º ciclo do ensino básico: estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
240594.pdf684.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.