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dc.contributor.advisorMadeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castropor
dc.contributor.authorVieira, Sacha Cristine Limapor
dc.date.accessioned2011-06-27T11:06:45Z-
dc.date.available2011-06-27T11:06:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3703-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitáriapor
dc.description.abstractUm cenário de alterações demográficas e sociais tem vindo a evidenciar a importância de se promover relações intergeracionais benéficas e, consecutivamente, a solidariedade intergeracional. A par e passo com estas alterações, a institucionalização de crianças e idosos vai-se tornando uma prática cada vez mais comum e as oportunidades de convívio entre ambos têm vindo a ser, em parte, ameaçadas. A institucionalização é, por isso, problematizada no sentido de influenciar as oportunidades de convívio entre as gerações e, desse modo, afectar o modo como se relacionam. Em resposta a estas preocupações, e numa perspectiva de intervenção comunitária, surgiram os programas intergeracionais e os espaços multigeracionais. O Centro Paroquial de São Bernardo (CPSB) apareceu como uma potencial instituição multigeracional com um passado de actividades entre crianças e idosos e com uma vontade latente de dar continuidade às mesmas. Porém, simultaneamente, os profissionais sentiam que havia algumas barreiras colocadas quer ao nível dos participantes, como ao nível da organização e do funcionamento da própria instituição. Neste sentido, este projecto tenta compreender todo um contexto de desenvolvimento de actividades e de relações intergeracionais entre as crianças e os idosos. Para isso, recorreu-se a uma metodologia de investigação-acção participativa, através da qual se foram restituindo as vozes e as opiniões dos elementos que constituíam os grupos participantes (crianças, idosos, profissionais e pais/encarregados de educação).por
dc.description.abstractA whole context of demographical and social changes has highlighted the need of promoting better relations between generations and, consequently, intergenerational solidarity. Together with this scenario, the institutionalization of both children and elderly are becoming a more common trend, and hence, their opportunities for living together are being threatened in some extent. Institutionalization is therefore an issue in terms of inducing opportunities for interaction between different generations, and consequently, affecting the way they relate. In order to give answers to these concerns, and in a community intervention perspective, the intergenerational programs and the multigenerational sites arose. The Centro Paroquial de São Bernardo (CPSB) appeared as a potential multigenerational institution due to an active history of activities among children and older people, and with a latent desire to continue. However, and at the same time, the professionals felt that there were some walls placed both at the participant’s level, and at the organizational and function level of the institution itself. This way, this project attempt to understand a holistic context of intergenerational relations and activities. To do so, it used a participative action research methodology, through which it tried to restore the voices from different involved groups (children, elderly people, professionals and parents).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação comunitáriapor
dc.subjectInstituições sociais: Aveiropor
dc.subjectRelações intergeraçõespor
dc.subjectPessoas idosaspor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleParedes que separam gerações: crianças e idosos em instituiçõespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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