Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3701
Title: | Conto de fadas: o imaginário na aprendizagem da lectoescrita |
Author: | Bornes, Maria Manuela de Jesus |
Advisor: | Albuquerque, Maria de Fátima Mamede de |
Keywords: | Didáctica Ensino da escrita - Ensino básico 1º ciclo - Ovar (Portugal) Ensino da leitura - Ensino básico 1º ciclo - Ovar (Portugal) Actividades de aprendizagem Motivação dos alunos Sucesso escolar Contos de fadas Imaginário |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta investigação, cujo estudo empírico se desenvolveu através de um
projecto de investigação-acção, numa turma do 1º ano de escolaridade, da
Escola dos Combatentes em Ovar, no ano lectivo de 2008/2009 e cuja
professora é, simultaneamente, a investigadora, parte do pressuposto de que a
descoberta e compreensão da natureza, função e funcionamento do nosso
sistema de escrita faz uso de processos racionais mas não dispensa a
intervenção de processos afectivos que se inscrevem na área do imaginário e
tenta compreender de que forma a exploração do conto de fadas em sala de
aula associada à utilização de técnicas do método global pode influenciar a
aprendizagem da leitura e da escrita na referida turma.
O estudo tem como objectivos reabilitar o imaginário no âmbito da Educação e
enfrentar os índices de insucesso escolar no que se refere à aprendizagem da
leitura e da escrita nos dois primeiros anos de escolaridade.
Inicia-se esta tese com uma abordagem às questões teóricas que norteiam a
investigação, nomeadamente, no que se refere ao imaginário, ao conto de
fadas e à aprendizagem da leitura e da escrita.
Os resultados indicam que à excepção de uma criança que apresentava
problemas de natureza cognitiva, o sucesso académico das crianças desta
turma foi de 100% quer no final do 1º ano quer no final do 2º ano de
escolaridade. De todas as crianças da turma, 79,1% atingiram, no final do 1º
ano, um nível de proficiência na leitura e na escrita semelhante ao que é
expectável para o final do 2º ano de escolaridade. This research whose empirical study is developed through a project of Research-action in a class of the 1st grade at Escola dos Combatentes, in Ovar, during the school year 2008/2009, and whose teacher is also the research assumes that the discovery and understanding of the nature, function and operation of our writing system makes use of rational processes but does not do without intervention of emotional and creative processes that enroll in the imaginary area and try to understand how the use of fairy tales in the classroom associated with the use of techniques of the global method can influence the learning of reading and writing in that class. The study aims to rehabilitate the imaginary in education and tackling the school failure rates in relation to reading end writing in the firs two years of schooling.It starts with an approach to the theoretical questions that guide this study, in particular with regard to imaginary, the fairy tale and learning of reading and writing. Except for a child who had cognitive problems, academic success of the children in class was 100% at the end of 2nd grade. At the end of 1 st grade 79.1% of the children in this class achieved a level of proficiency in reading and writing similar to that expected at the end of the 2nd grade. |
Description: | Doutoramento em Didáctica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3701 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.