Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Jorge Trinidad Ferraz depor
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Alexandre Ferreira Santospor
dc.contributor.authorFigueiredo, Cátia Filipa Pinhopor
dc.date.accessioned2011-06-22T11:19:25Z-
dc.date.available2011-06-22T11:19:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3679-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapor
dc.description.abstractDesde a introdução dos primeiros dispositivos móveis, estes têm evoluído rápida e significativamente, aproximando do utilizador comum tecnologias complexas e promissoras, cujo acesso não era tão facilitado nem democratizado (como os sensores, acelerómetros e o acesso wireless). Assim, a aplicabilidade do conceito de sensibilidade ao contexto ao domínio móvel está intimamente ligada com as infra-estruturas tecnológicas disponíveis e com a popularidade dos telemóveis junto da população. Esta conjuntura potencia a utilização do contexto para fornecer informações e serviços relevantes para a actividade que o utilizador está a levar a cabo, envolvendo o detectar e interpretar de informação contextual em tempo real, que pode conduzir a uma alteração/adaptação no comportamento e funcionalidades da aplicação para corresponder ao contexto de uso. Ao nível da usabilidade e experiência de utilização (user experience), se a capacidade de sensibilidade ao contexto oferece novas oportunidades e novas variáveis às aplicações disponibilizadas aos utilizadores, acarreta, simultaneamente, potenciais problemas e ameaças. O presente estudo pretende assim explorar esta linha de investigação, pela realização de uma avaliação em campo de uma aplicação sensível ao contexto de distribuição de conteúdo audiovisual – aplicação C-Cast – com o envolvimento de participantes, tendo em vista a recolha de dados que permitam perceber a interferência da sensibilidade ao contexto ao nível da user experience da aplicação testada.por
dc.description.abstractSince the introduction of the first mobile devices these have evolved quickly and meaningfully, approaching the regular user to complex technologies (such as sensors, accelerometers and wireless access). The applicability of the concept of context awareness to the mobile field is intimately linked with the available technological infrastructure and the popularity of mobile phones among the population. This situation enhances the use of context to provide relevant content and services, including the detection and interpretation of contextual information in real time, which can lead to a modification/adaptation in the application behaviour and functionalities, to match the context of use. In what concerns usability and user experience, if the context awareness sensibility provides new opportunities and new variables to the mobile applications, it simultaneously leads to potential problems and threats. This study intends to explore this premise by conducting a field trial of a context-aware mobile application – the C-Cast application - with the involvement of participants, in order to collect data to perceive the influence of context-awareness in the user experience of the tested application.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectComunicação audiovisualpor
dc.subjectMultimédia interactivapor
dc.subjectSistemas de comunicação móveispor
dc.subjectInterface homem-máquinapor
dc.subjectUsabilidadepor
dc.titleA sensibilidade ao contexto na utilização de aplicações móveispor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4523.pdf11.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.