Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpor
dc.contributor.advisorSantos, Arnaldo Manuelpor
dc.contributor.authorGeitoso, Ana Sofia da Silvapor
dc.date.accessioned2011-06-21T15:48:04Z-
dc.date.available2011-06-21T15:48:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/3663-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapor
dc.description.abstractO presente estudo visa resolver questões de visualização e apresentação de conteúdos e da interacção de um portal direccionado para a gestão e visualização de Learning Objects, em contexto de formação profissional. Integrado num projecto da PT Inovação já a decorrer - o PoLO - a conceptualização e desenvolvimento de interface assentará já sobre uma estrutura de navegação e de conteúdos parcialmente definida. Neste âmbito, o resultado final concreto deverá ser uma proposta de interface passível de ser implementada, sendo o enfoque dado ao perfil de formando. Seguindo uma metodologia de Investigação de Desenvolvimento, começou por se fazer a revisão de literatura de modo a construir uma sólida base teórica. Seguidamente estruturou-se a informação e o modo como funcionalidades e conteúdos estariam relacionados. As várias propostas de interface foram sendo criadas e discutidas com a empresa. Estando definidas as principais características da interface passou-se ao aperfeiçoamento dos gráficos (ícones e botões) e ao desenvolvimento das várias páginas e funcionalidades presentes ao longo da navegação. Não tendo sido implementada a versão final do portal, desenvolveu-se um protótipo funcional com o intuito de simular o aspecto gráfico e comportamentos interactivos projectados. Com o protótipo desenvolvido foram aplicados testes de usabilidade e breves entrevistas a potenciais utilizadores do PoLO. Os dados recolhidos permitiram perceber quais os pontos fortes e fracos da solução apresentada, deixando pistas e sugestões para melhorias e desenvolvimentos futuros. Apesar dos pontos críticos detectados, a interface proposta foi aceite de forma muito positiva pelos utilizadores, deixando assim o caminho aberto para que numa futura implementação do PoLO a solução de interface seja efectivamente bem sucedida.por
dc.description.abstractThis study aims to address issues of visualization and presentation of content and interaction of a portal directed at the management and visualization of Learning objects, in the context of professional training. Integrated in a project of PT Inovação already underway - the PoLO project - the conceptualization and development of interface will be based on already partially defined structure of navigation and content. In this context, the end result should be a concrete interface proposal that can be implemented, with the focus given to the learner profile. Following a methodology for Research Development, some literature was reviewed in order to build a solid theoretical base. Then the information was structured, defining how features and content were to be related. The various proposals for interface were created and discussed with the company. Being defined the main characteristics of the interface, the graphics (icons and buttons) were improved and the different pages and features present along the navigation were developed. Not been implemented the final version of the portal, it was developed a working prototype in order to simulate the visual appearance and interactive behaviors designed. With this prototype, usability tests and brief interviews were conduced with potential users of the PoLO. The data collected allowed to understand the strengths and weaknesses of the presented solution, leaving clues and suggestions for improvements and future developments. Despite the critical points, the interface was accepted very positively by users, thus leaving the way open for a future implementation of PoLO in which the interface solution is actually successful.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectE-learningpor
dc.subjectInterface homem-máquinapor
dc.subjectDesenvolvimento de páginas webpor
dc.titleDesenvolvimento de interface para portal de learning objectspor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelmestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4557.pdf25.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.