Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36622
Title: A mentoria entre pares e o seu impacte no processo de aprendizagem de alunos mentores em modelo mediado pelas tecnologias digitais
Author: Carvalho, Ana Raquel da Silva Cabral de
Advisor: Santos, Carlos Manuel das Neves
Keywords: Mentoria entre pares
Tecnologias digitais
Aprendizagem por desafio
Aprendizagem por projeto
Ensino e aprendizagem de Inglês
Ensino básico e secundário
Defense Date: 6-Feb-2023
Abstract: Ensinar e aprender no séc. XXI implica atender a um novo paradigma relativo à relação do ser humano com o conhecimento, traduzível numa maior valorização do caráter instrumental desse conhecimento, assim como do desenvolvimento de competências técnicas e transversais em âmbitos tão amplos como os do metaconhecimento, conhecimento humanístico e fundamental. A mentoria entre pares congrega, enquanto abordagem pedagógica de cariz socioconstrutivista, características diferenciadoras, exaltadas na literatura pela pertinência ao nível dos contributos trazidos para contextos de educação formal, nomeadamente pela visão holística do processo de ensino e aprendizagem, pela atribuição de novos papéis a alunos e professores, pela promoção de estratégias centradas no aluno e facilitadoras do trabalho colaborativo e da partilha de conhecimento, assim como de novas formas de interação e de uma participação ativa, autónoma e responsável dos estudantes ao longo do processo de coconstrução de conhecimento. Contudo, é também reportada na literatura a necessidade de se reunir mais evidências acerca das condições em que abordagens na área da mentoria entre pares são particularmente eficazes, ao nível do impacte positivo no desempenho académico dos alunos, sobretudo nos mentores, com particular destaque para o estímulo de níveis de aprendizagem mais profundos, decorrentes do desenvolvimento de competências metacognitivas, em níveis de ensino não superior. A presente tese, implementada no âmbito da abordagem metodológica Educational Design Research, visa, desta forma, trazer evidências acerca da eficácia de um protótipo de programa de mentoria entre pares, desenvolvido tendo por base a inclusão de estratégias pedagógicas complementares, como a aprendizagem por desafio e por projeto e a mediação das tecnologias digitais, no âmbito da aprendizagem de Inglês (língua estrangeira, LE), em níveis de ensino básico e secundário. O estudo, implementado em três Agrupamentos de escola básica e secundária, no ano letivo 2020/2021, envolveu 47 alunos mentores, 72 alunos mentorandos e 7 professores de Inglês (LE) e implicou o recurso a métodos mistos de análise de dados, nomeadamente, a estatística descritiva e inferencial e a análise de conteúdo. Pretendeu-se, assim, aferir o impacte da participação no referido programa, nos alunos mentores, relativamente a aspetos das dimensões cognitiva, afetiva e social, nomeadamente o desenvolvimento de competências metacognitivas, da motivação para a aprendizagem e de competências de colaboração e comunicação, assim como avaliar o papel das tecnologias digitais na implementação do protótipo. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no programa de mentoria teve um impacte positivo e significativo no desenvolvimento de competências metacognitivas e de colaboração e comunicação dos mentores e que o papel das tecnologias digitais foi determinante, tanto na promoção das áreas de competência “interação” e “partilha através das tecnologias digitais” (no âmbito das competências de colaboração e comunicação), como do caráter imersivo e inovador das situações de aprendizagem proporcionadas. Comprovou-se, assim, que à luz dos quatro critérios gerais de qualidade das intervenções educativas, nomeadamente, a relevância, consistência, praticabilidade e eficácia, e dos propósitos desta tese, o protótipo desenvolvido revelou pertinência, adequabilidade e eficiência. Os contributos da tese para a área de Multimédia em Educação são extensíveis aos âmbitos teórico, metodológico e pedagógico, esperando-se que sejam válidos tanto para a disseminação da mentoria entre pares nos meios educativo e académico como para a tomada de decisões ao nível de políticas educativas no ensino básico e secundário, que consagrem a opção por esta abordagem pedagógica e a sistematização de orientações quanto a uma implementação eficaz da mesma.
Teaching and learning in the 21st century implies that a new paradigm concerning the relationship between human beings and knowledge is considered, which translates into a greater appreciation of the instrumental nature of knowledge, as well as the development of technical and soft skills in such diverse areas as metacognition, humanistic and fundamental knowledge. As a social constructivist pedagogical approach, peer mentoring brings together differentiating characteristics, praised in the literature for their relevance in terms of contributions to formal education contexts, namely a holistic view of the teaching and learning process, the assignment of new roles to students and teachers, the promotion of student-centred learning strategies that facilitate collaborative work and knowledge sharing, as well as new forms of interaction and an active, autonomous and responsible participation of students throughout the process of knowledge co-construction. However, according to the literature more evidence is needed as for the conditions under which peer mentoring approaches are particularly effective in terms of their positive impact on students' academic performance, especially on student mentors’, with particular emphasis on the stimulation of deeper learning levels resulting from the development of metacognitive skills in non-tertiary education. The present thesis, implemented within the methodological approach of Educational Design Research, aims to provide evidence of the effectiveness of a peer mentoring programme prototype, developed based on the inclusion of complementary pedagogical strategies, such as challenge and project-based learning and the mediation of digital technologies, in the learning of English (foreign language, LE), within the scope of upper and lower secondary education. The study, implemented in three basic and secondary school clusters, in the 2020/2021 academic year, involved 47 student mentors, 72 mentees and 7 English (LE) teachers, and included the use of mixed data analysis methods, namely descriptive and inferential statistics and content analysis. The aim was, therefore, to assess the impact of student mentors’ participation in this programme on aspects of the cognitive, affective and social dimensions, namely the development of metacognitive skills, motivation for learning and collaboration and communication skills, as well as to assess the role of digital technologies in the implementation of the prototype. According to the study results, it was concluded that the participation in the peer mentoring programme had a positive and significant impact on the development of student mentors’ metacognitive and collaborative and communication skills and that the role of digital technologies was fundamental, both to the promotion of the competence areas: "interaction" and "sharing through digital technologies" (in the context of collaborative and communication skills), and to the immersive and innovative nature of the learning situations provided. Thus, in the light of the four general quality criteria for educational interventions, namely relevance, consistency, practicality and effectiveness, and of the purpose of this thesis, the prototype developed proved to be relevant, appropriate and efficient. The contributions of the thesis to the area of Multimedia in Education shall be extended to the theoretical, methodological and pedagogical spheres, and are expected to be valid both for the dissemination of peer mentoring in the educational and academic environments and for supporting decision-making at the level of educational policies in basic and secondary education, considering the option for this pedagogical approach and the provision of guidelines for its effective deployment.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36622
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Ana_Raquel_Carvalho.pdf5.48 MBAdobe PDFView/Open
DEP_Ana_Carvalho_Anexos.pdf11.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.