Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36525
Title: A importância da improvisação no ensino da flauta transversal
Author: Paiva, Tiago André Barros de
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Ensino de música
Flauta transversal
Improvisação
Criatividade
Criação musical
Defense Date: 16-Dec-2022
Abstract: O presente trabalho incide sobre o recurso à improvisação na formação de estudantes de flauta transversal. A improvisação é muito pouco explorada nas aulas de flauta no contexto das escolas de música em Portugal e foi a partir desta constatação que foi realizado este projeto de investigação que teve como objetivo desde logo suscitar uma reflexão sobre esta temática e aferir o impacto de uma intervenção que proporcione aos estudantes de flauta transversal a oportunidade de experimentarem a improvisação. Assim, a metodologia de investigação usada foi investigação-ação e o trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira recai sobre a criação de uma peça para flauta solo que inclui improvisação em parceria com um compositor intitulada EncontrArte, que foi apresentada em recital conferência na Universidade de Aveiro. A segunda etapa focou-se na realização de um inquérito por questionário dividido em três secções: a temática da improvisação, a peça EncontrArte e a improvisação no contexto da formação. Este projeto de investigação tem como amostra 4 participantes, estudantes de flauta transversal do ensino superior.
abstract This paper focuses on the use of improvisation in training students of transverse flute. Improvisation is very little explored in flute classes in the context of music schools in Portugal and it was based on this observation that this research project was carried out with the aim of raising a reflection on this issue and assess the impact of an intervention that provides students of transverse flute the opportunity to experience improvisation. Thus, the research methodology used was action-research and the work was divided into two stages. The first focused on the creation of a piece for solo flute that includes improvisation in collaboration with a composer entitled EncontrArte, which was presented at a recital conference at the University of Aveiro. The second stage focused on the implementation of a questionnaire survey divided into three sections: the theme of improvisation, the piece EncontrArte and improvisation in the context of training flutists. This research project has as sample 4 participants, students of transverse flute in higher education.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36525
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Tiago_Paiva.pdf16.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.