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http://hdl.handle.net/10773/36487
Title: | A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental |
Author: | Freitas, Jéssica Bárbara Abreu |
Advisor: | Fonseca, Dora |
Keywords: | Educação de infância Atividade lúdica Educação ambiental Espaço exterior |
Defense Date: | 31-Jan-2023 |
Abstract: | O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A consciência para a educação ambiental representou o eixo estruturador e principal da ação pedagógica. Assumimos a dimensão lúdica e o espaço exterior para a realização de atividades como elementos centrais para o progresso de aprendizagens significativas. Foi estruturado o enquadramento teórico e político-legal de maneira a favorecer a compreensão da temática. Com o intuito de compreender a opinião das educadoras do contexto de intervenção sobre a importância da ludicidade nos processos de aprendizagem, criámos um estudo exploratório realizado através de entrevistas às docentes cooperantes. Em termos gerais, pode-se afirmar que as educadoras entenderam que o jogo lúdico constitui uma ferramenta importante e uma mais-valia para o crescimento da criança, assim como para a introdução de várias temáticas nas distintas áreas de conteúdo na educação pré-escolar. O projeto de intervenção foi concetualizado tendo em conta o referencial teórico e o estudo exploratório realizado no contexto educacional. Privilegiámos a Metodologia de Trabalho de Projeto e o espaço exterior, foram dinamizadas várias atividades de forma sequencial, em torno de uma temática no âmbito da educação ambiental e em que a dimensão lúdica esteve presente, revelando-se muito significativa para o envolvimento das crianças nas atividades pedagógicas. This internship report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice and Seminar and Educational Guidance of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Consciousness for environmental education represented the structuring and main axis of the pedagogical action. We assume the playful dimension and the outdoor space for carrying out activities as central elements for the progress of meaningful learning. The theoretical and political-legal framework was created in order to favor the understanding of the theme. In order to understand the opinion of the educators in the intervention context on the importance of playfulness in the learning processes, we developed an exploratory study that was carried out through interviews with the cooperating professors. In general terms, it can be said that the educators understood that the ludic game constitutes an important tool and an added value for the children's growth as well as for the introduction of various themes in the different content areas in preschool education. The intervention project was conceptualized taking into account the theoretical framework and the exploratory study carried out in the educational context. Valuing the project methodology and the external environment, several activities were developed sequentially around a theme within the scope of environmental education and in which the ludic dimension was present, proving to be very significant for the involvement of children in pedagogical activities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36487 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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