Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36457
Title: Bem-estar docente e a sua relação com mindfulness, regulação emocional e distress
Other Titles: Teacher well-being and its relationship with mindfulness, emotional regulation and distress
Author: Espain, Sónia Andreia Martins
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Keywords: Bem-estar docente
Mindfulness
Regulação emocional
Distress
Formação de professores
Defense Date: 17-Jan-2023
Abstract: Os professores representam uma das classes profissionais mais sujeitas a stress, onde o desgaste emocional e psicológico apresenta uma elevada prevalência. A exposição contínua a fatores de stress intensos apresenta consequências diretas na saúde física e mental dos indivíduos, representando uma perda na qualidade de vida. Estes fatores de stress podem estar relacionados com aspetos da vida pessoal e, também, com aspetos relacionados com a atividade profissional. As escolas têm vindo a enfrentar novos desafios, o que motiva a necessidade de os professores ativarem novas competências. Atualmente, os programas curriculares, quer de formação inicial, quer de formação contínua de professores, parecem não responder de forma efetiva às novas exigências. Assim, é fundamental disponibilizar aos professores ofertas formativas que lhes permitam desenvolver competências transversais por forma a responder de forma eficaz a estes desafios. Com o intuito de explorar estas questões, foram estabelecidos como principais objetivos de investigação: 1) analisar as perceções dos professores relativamente ao bem-estar, distress psicológico, mindfulness e regulação emocional; 2) estudar a influência das variáveis sociodemográficas e socioprofissionais no bem-estar e distress psicológico dos professores; 3) averiguar as necessidades e os interesses formativos dos professores em Portugal nas áreas do bem-estar, mindfulness e regulação emocional. A amostra deste estudo reuniu 734 professores (89.1% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos, dos quais 80.2% lecionava no distrito de residência. Foi aplicado um protocolo online composto por questionário socioprofissional e demográfico, questionário sobre experiência e interesses formativos, a Escala de Medida de Manifestação do Bem-Estar Psicológico (EMMBEP), a Philadelphia Mindfulness Scale (PHLMS), a Escala de Regulação Emocional dos Outros e do Eu (EROS) e a Escala de Distress Psicológico de Kessler (K10). Os instrumentos aplicados analisaram a satisfação com a profissão, o bem-estar, o distress, as práticas de mindfulness, a regulação emocional e as necessidades e interesses formativos dos participantes. Os resultados mostraram que os professores estão, na generalidade, medianamente satisfeitos com a função docente e apresentam níveis médios de bem-estar. Relativamente ao distress psicológico, os resultados evidenciaram as necessidades destes professores relativamente à sua saúde mental, uma vez que 52% apresentou elevados valores de distress. Nas análises de regressão foi possível constatar que as práticas de mindfulness, a regulação emocional, o distress psicológico e a satisfação profissional eram variáveis que condicionaram a perceção de bem-estar dos docentes. Por fim, ficaram evidentes as necessidades formativas dos professores relativamente à formação em bem-estar, regulação emocional e mindfulness e o elevado interesse e motivação em frequentar formações nas referidas áreas. Os resultados foram analisados e discutidos tendo em consideração as exigências da escola atual, os desafios dos professores e a necessidade de se criarem medidas interventivas capazes de melhorar a saúde e o bem-estar docente e, assim, contribuir para um desenvolvimento positivo da comunidade escolar, nunca descurando o papel essencial que o professor assume nas dinâmicas relacionais.
Teachers represent one of the professional classes most subject to stress, where emotional and psychological distress is highly prevalent. Continuous exposure to intense stress factors has direct consequences on physical and mental health, representing a loss in quality of life. These stress factors may be related to aspects of personal life and also to aspects related to professional activity. Schools today present new challenges, which motivate the need for teachers to activate new competencies. Currently, the curricula, both for initial and in-service training, do not seem to respond effectively to the new demands. Therefore, it is crucial to offer teachers training possibilities that allow them to develop transversal competences in order to respond more effectively to these challenges. In order to explore these issues, the following main research objectives were established: 1) to analyse teachers' perceptions of well-being, psychological distress, mindfulness and emotional regulation; 2) to study the influence of sociodemographic and socioprofessional variables on teachers' well-being and psychological distress; 3) to investigate the training needs and interests of teachers in Portugal in the areas of well-being, mindfulness and emotional regulation. The sample of this study included 734 teachers (89.1% female), aged between 20 and 70 years, 80.2% of whom taught in their district of residence. An online protocol was applied consisting of a socioprofessional and demographic questionnaire, a questionnaire on training experience and interests, the Psychological Well-Being Manifestation Measurement Scale (EMMBEP), the Philadelphia Mindfulness Scale (PHLMS), the Emotional Regulation of Others and Self Scale (EROS) and the Kessler Psychological Distress Scale (K10). The instruments applied analysed satisfaction with the profession, well-being, distress, mindfulness practices, emotional regulation and training needs and interests. The results showed that teachers are, in general, moderately satisfied with their teaching activity and have average levels of well-being. With regard to psychological distress, the results highlighted the needs of these teachers regarding their mental health, since 52% showed high levels of distress. Regression analysis showed that mindfulness practices, emotional regulation, psychological distress and job satisfaction were variables that affected teachers' perception of well-being. Finally, the participants' training needs in terms of well-being, emotional regulation and mindfulness and their high interest and motivation to attend training sessions in these areas were evident. The results were analysed and discussed taking into account the demands of the current school, the teachers' challenges, and the need to create interventional measures capable of improving teachers' health and well-being and, thus, contributing to a positive development of the school community, never disregarding the essential role played by teachers in relational dynamics.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36457
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Sónia_Espain.pdf1.74 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.