Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36456
Title: Os fatores psicossociais de risco do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo
Author: Oliveira, Ana Catarina Freitas de
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Sousa, Susana Barbosa de
Ambrósio, Susana Isabel Janeiro
Keywords: Trabalho
Risco
Fatores de risco psicossociais
Intérprete de língua gestual
Contexto educativo
Defense Date: 17-Jan-2023
Abstract: Resultado das transformações a que o mundo laboral vem sendo sujeito, a par de contextos organizacionais mais competitivos, onde emergem novos processos de trabalho e novas formas de organização do trabalho, as questões psicossociais do ambiente de trabalho são cada vez mais valorizadas. Reconhecendo-se a importância que o intérprete de língua gestual portuguesa desempenha no contexto educativo e que as mudanças no mundo laboral também impactaram este profissional e o contexto em que atua, este estudo pretende conhecer os fatores psicossociais de risco no desempenho das funções do intérprete de língua gestual portuguesa em contexto educativo. Trata-se de um estudo correlacional, no qual participaram 47 intérpretes, que responderam a um questionário sociodemográfico e ao COPSOQ III (para avaliar os fatores psicossociais de risco). Os resultados demonstram que os intérpretes de língua gestual portuguesa que participaram no estudo apresentaram altos níveis de exposição relativamente a fatores como ritmo; exigências cognitivas; exigências emocionais; conflito de papéis laborais; burnout; controlo sobre o tempo de trabalho; previsibilidade; qualidade da liderança; suporte social de supervisores; e conflito trabalho-família. São sugeridos novos estudos com amostra mais significativa, visando a generalização dos resultados, bem como o estudo das relações de vários fatores sociodemográficos, que não apenas a idade, com os vários fatores de risco psicossociais.
As a result of the transformations to which the working world has been subject, along with more competitive organizational contexts, where new work processes and new forms of work organization emerge, the psychosocial issues of the work environment are increasingly valued. Recognizing the importance that the Portuguese sign language interpreter plays in the educational context and that changes in the working world have also impacted this professional and the context in which he works, this study intends to know the psychosocial risk factors in the performance of the functions of the sign language interpreter. Portuguese sign language in an educational context. This is a correlational study, in which 47 interpreters participated, who answered a sociodemographic questionnaire and the COPSOQ III (to assess psychosocial risk factors). The results show that Portuguese sign language interpreters who participated in the study showed high levels of exposure to factors such as rhythm; cognitive requirements; emotional demands; conflict of working roles; burnout; control over working time; predictability; leadership quality; social support from supervisors; and work-family conflict. New studies with a more significant sample are suggested, aiming at the generalization of the results, as well as the study of the relationships of several sociodemographic factors, other than age, with the various psychosocial risk factors.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36456
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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