Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/36410
Title: | Como utilizar processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da escrita: um estudo no 2º CEB |
Author: | Alves, Maria Luzia Moreira |
Advisor: | Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e |
Keywords: | Domínio da gramática Domínio da escrita Laboratório gramatical Articulação de domínios Didática da língua portuguesa |
Defense Date: | 28-Nov-2022 |
Abstract: | Este estudo centra-se na articulação entre o domínio da gramática
e o domínio da escrita, tendo como objetivo problematizar e refletir
acerca do ensino e aprendizagem de ambos os domínios. Assim,
após percecionarmos a visão dos alunos acerca do ensino e
aprendizagem do domínio da gramática e do domínio da escrita,
procedemos à apresentação de uma proposta de trabalho que
visava colmatar as fragilidades dos mesmos no âmbito da flexão
verbal e morfológica, com recurso ao dispositivo didático
Laboratório Gramatical. Através do produto final – um vídeo
promocional – aferimos que os resultados obtidos revelam
melhoria das aprendizagens através do LG, comprovando a
importância de trabalhar com metodologias ativas que auxiliam os
alunos a compreender e a refletir sobre a língua, através da
descoberta. A metodologia de investigação adotada é de natureza
qualitativa, uma vez que segue um estudo de caso e assume
caraterísticas de investigação-ação. Os dados foram recolhidos
através de um inquérito por questionário, da observação direta em
contexto de estágio, da análise de produções escritas e das
respostas dadas ao LG. This study focuses on the articulation between Grammar Domain and Writing Domain, with the goal of problematizing and reflecting upon the teaching and learning of both domains. Thus, after perceiving the students' vision about the teaching and learning of the Grammar Domain and the Writing Domain, we proceed to the presentation of a work proposal aimed at filling the weaknesses of the students in the context of verbal and morphological inflection, using the device didactic Grammatical Laboratory (LG). Through the final product – a promotional video – we verified that the results obtained reveal a positive trend towards the improvement of learning through LG, proving the importance of working with active methodologies to help students to understand and reflect on the language, through discovery (Duarte, 2008). The methodology adopted is, therefore, of a qualitative nature since it follows a case study and assumes action-research characteristics. Data was collected through a questionnaire survey, direct observation in an internship context, and analysis of written productions and LG. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36410 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_Luzia_Alves.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.