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Title: Como utilizar processos de coesão textual com base em atividades relacionadas com o domínio da escrita: um estudo no 2º CEB
Author: Alves, Maria Luzia Moreira
Advisor: Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e
Keywords: Domínio da gramática
Domínio da escrita
Laboratório gramatical
Articulação de domínios
Didática da língua portuguesa
Defense Date: 28-Nov-2022
Abstract: Este estudo centra-se na articulação entre o domínio da gramática e o domínio da escrita, tendo como objetivo problematizar e refletir acerca do ensino e aprendizagem de ambos os domínios. Assim, após percecionarmos a visão dos alunos acerca do ensino e aprendizagem do domínio da gramática e do domínio da escrita, procedemos à apresentação de uma proposta de trabalho que visava colmatar as fragilidades dos mesmos no âmbito da flexão verbal e morfológica, com recurso ao dispositivo didático Laboratório Gramatical. Através do produto final – um vídeo promocional – aferimos que os resultados obtidos revelam melhoria das aprendizagens através do LG, comprovando a importância de trabalhar com metodologias ativas que auxiliam os alunos a compreender e a refletir sobre a língua, através da descoberta. A metodologia de investigação adotada é de natureza qualitativa, uma vez que segue um estudo de caso e assume caraterísticas de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, da observação direta em contexto de estágio, da análise de produções escritas e das respostas dadas ao LG.
This study focuses on the articulation between Grammar Domain and Writing Domain, with the goal of problematizing and reflecting upon the teaching and learning of both domains. Thus, after perceiving the students' vision about the teaching and learning of the Grammar Domain and the Writing Domain, we proceed to the presentation of a work proposal aimed at filling the weaknesses of the students in the context of verbal and morphological inflection, using the device didactic Grammatical Laboratory (LG). Through the final product – a promotional video – we verified that the results obtained reveal a positive trend towards the improvement of learning through LG, proving the importance of working with active methodologies to help students to understand and reflect on the language, through discovery (Duarte, 2008). The methodology adopted is, therefore, of a qualitative nature since it follows a case study and assumes action-research characteristics. Data was collected through a questionnaire survey, direct observation in an internship context, and analysis of written productions and LG.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36410
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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