Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36387
Title: A importância dos hábitos de leitura na formação de leitores do 4º ano
Author: Lobão, Rafaela Isabel Martins
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e
Keywords: Didática da língua portuguesa nos primeiros anos
Formação de leitores
Hábitos de leitura
Sequência didática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Defense Date: 16-Dec-2022
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Aveiro, designadamente das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional, no decurso do ano letivo de 2021/2022. O trabalho foi desenvolvido com base num projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática, focada na importância dos hábitos de leitura na formação de leitores do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tema foi escolhido pois a leitura é fundamental no desenvolvimento e formação de uma criança tanto a nível social, moral, intelectual e até mesmo a nível afetivo. O projeto teve como objetivos: a) Desenvolver uma sequência didática para crianças do 4.º ano de escolaridade que promova hábitos de leitura para o ensino e aprendizagem da literatura infantil no 1.º CEB; b) Averiguar os efeitos dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças sobre a leitura; c) Averiguar as potencialidades da sequência didática “Hábitos de leitura” enquanto estratégia didática para o desenvolvimento de hábitos de leitura na formação de leitores; d) Avaliar o efeito do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora estagiária-investigadora. A metodologia adotada neste projeto teve caraterísticas de investigação-ação e também de um estudo caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito por questionário, a observação e a compilação documental. Relativamente à análise de dados, realizou-se análise de conteúdo e análise estatística descritiva. Os principais resultados obtidos indicam que a leitura e a promoção de hábitos de leitura nas crianças apresentam inúmeras vantagens o que revela efeitos positivos no desenvolvimento das mesmas. O projeto contribuiu para o desenvolvimento de aprendizagens como conhecimentos, capacidades, atitudes e valores que as crianças desconheciam e ao mesmo tempo a motivação que as mesmas precisavam. Este projeto mostrou que é possível as crianças desenvolverem hábitos de leitura e gostarem de ler, com atividades que sejam do agrado das mesmas. Por fim, este projeto também permitiu que a professora estagiária-investigadora conseguisse desenvolver competências profissionais, sociais e pessoais das quais ainda não tinha posto em prática.
This report is part of the internship of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of Aveiro, namely the curricular units Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar, during the academic year of 2021/2022. The work was developed based on an intervention-research project that consisted on the design, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence, focused on the importance of reading habits in the training of readers from the 4th year of the 1st Cycle of Education Basic. This theme was chosen because reading is fundamental in the development and formation of a child at a social, moral, intellectual and even affective level. The project aimed to: a) Develop a didactic sequence for children in the 4th year of schooling that promotes reading habits for the teaching and learning of children's literature in the 1st CEB; b) Investigate the effects of this didactic sequence on children's learning about reading; c) Investigate the potential of the didactic sequence “Reading Habits” as a didactic strategy for the development of reading habits in the formation of readers; d) Evaluate the effect of the intervention-research project on the professional, personal and social development of the intern-researcher teacher. The methodology adopted in this project had characteristics of action-research and also of a case study. The data collection techniques used were the questionnaire survey, observation and document compilation. Regarding data analysis, content analysis and descriptive statistical analysis were performed. The main results obtained indicate that reading and the promotion of reading habits in children have numerous advantages, which reveals positive effects on their development. The project contributed to the development of learning such as knowledge, skills, attitudes and values that the children were unaware of and at the same time gave them the motivation they needed. This project showed that it is possible for children to develop reading habits and enjoy reading, with activities they like. Finally, this project also allowed the intern-researcher teacher to develop professional, social and personal skills that she had not yet put into practice.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36387
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Rafaela_Lobão.pdf20.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.