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http://hdl.handle.net/10773/36384
Title: | O desenvolvimento do pensamento crítico em contextos formais e não formais, no âmbito da ciência para a cidadania |
Author: | Henriques, Maria Clara Almendra |
Advisor: | Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Pensamento crítico Ciência e cidadania Educação formal e não formal 2.º ciclo do ensino básico |
Defense Date: | 5-Dec-2022 |
Abstract: | A atualidade é marcada pelo combate às crises sociais, políticas, económicas e sanitárias despoletadas pela COVID-19 e pelos conflitos armados vigentes a uma escala global, a par da proliferação dos efeitos da crise ambiental. Este cenário tem catalisado revoluções nas áreas da Ciência e da Tecnologia, redefinindo a economia e as próprias dinâmicas dos mercados de trabalho.
Com efeito, torna-se imperativo educar crianças e jovens capazes de pensar criticamente acerca do mundo que os rodeia, aprimorando as suas conceções sobre Ciência e Cidadania, sendo os contextos formais e não formais dotados de um grande potencial para tal.
Posto isto, a finalidade do presente estudo consistiu em conceber, produzir, implementar e avaliar atividades de Ciência para a Cidadania, promotoras do Pensamento Crítico (PC) de alunos do 6.º ano de escolaridade, em articulação com a Educação Não Formal.
Neste quadro, o paradigma da presente investigação surge como interpretativo, de natureza qualitativa, uma vez que é descrito um estudo de caso, sendo o grupo de participantes do estudo constituído por cerca de dez alunos pertencentes a duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Assim, fez-se a análise de conteúdo dos dados correspondentes aos seus registos, efetuados durante as dez sessões de contacto consideradas para a presente investigação.
Os principais resultados obtidos foram que a maior parte dos participantes mobilizou capacidades de PC, demonstrando interesse face a temas científicos e atribuindo um papel determinante à Ciência e à Tecnologia na resolução de problemáticas da Sociedade. No que toca à Cidadania, as percentagens de respostas consideradas como certas a um questionário desenvolvido no estudo, foram de 67%, 89% e de 56%, e dão-nos a indicação de que ainda existem algumas conceções ingénuas sobre este tema.
O contributo deste estudo, ainda que modesto, foi o de fazer o levantamento de conceções de alunos portugueses do 6.º ano de escolaridade sobre Ciência e Cidadania, numa perspetiva integrada e contribuir para uma melhoria do interesse e do PC dos alunos envolvidos. Nowadays, we find ourselves fighting against social, political, economic and health crisis caused by COVID-19, alongside with the increasing effects of the environmental crisis. This scenario has catalysed some revolutions in the areas of Science and Technology, which has reshaped the economy and work dynamics. That being said, it became imperative to educate children and young people to think critically about the world that surrounds them, improving their conceptions about Science and Citizenship, and non-formal contexts have great potential for this aim. Therefore, the purpose of this study was to design, produce, implement and evaluate Science for Citizenship activities, which promote the Critical Thinking of 6ᵗʰ grade students, in liaison with Non-Formal Education. In this context, the paradigm of this research is interpretive and its nature is qualitative, because it describes a case study. So, the participants of the study were about ten students of two 6ᵗʰ grade classes. Thus, the content analysis of the data corresponds to their written records and drawings, which were made during the ten sessions, that were considered for this research. The main results of the study were that most of the participants mobilized their Critical Thinking skills, showing interest towards scientific themes and attributing a determinant role to Science and Technology in the resolution of Society's problems. In what concerns to Citizenship, the percentages of answers considered as right to a questionnaire developed in the study were 67%, 89% and 56%, which give us an indication that there are still some misconceptions about this topic. The contribution of this study, although modest, was to survey the conceptions of Portuguese 6ᵗʰ grade students about Science and Citizenship in an integrated perspective and contribute to an improvement of the interest and Critical Thinking of the students involved. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/36384 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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