Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Carlos José de Oliveira e Silva | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Dora Isabel Rodrigues | por |
dc.date.accessioned | 2011-06-17T16:27:35Z | - |
dc.date.available | 2011-06-17T16:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/3636 | - |
dc.description | Mestrado em Planeamento Regional e Urbano | por |
dc.description.abstract | Apesar de não ser uma abordagem recente, tem-se vindo a assistir à intensificação da utilização dos discursos a propósito da mobilidade sustentável, em particular, num contexto de planeamento e ordenamento dos territórios, com vista a alcançar o desenvolvimento sustentável, onde a alteração de mentalidades e das opções de mobilidade são essenciais, uma vez que os actuais padrões de mobilidade indicam uma clara dependência da população em relação ao automóvel privado. A presente dissertação surge com o objectivo de analisar o potencial das estratégias de gestão de mobilidade, como solução para a redução dos impactos ambientais, económicos e sociais, da crescente motorização da sociedade actual. Ao mesmo tempo, pretende-se alertar para a necessária alteração dos padrões de mobilidade apoiada em sistemas de mobilidade menos exigentes em energia, desde os modos suaves, promoção dos transportes públicos e incentivar a práticas de racionalização do transporte individual (como o exemplo da prática de carpooling). Esta problemática é transposta para o caso do Campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), onde se tenta perceber a influência da adopção de estratégias de mobilidade sustentável, parte integrante do projecto europeu T.aT., sobre a alteração de comportamentos de mobilidade da população académica. Termina-se com um olhar crítico sobre o papel do IPL enquanto instituição de ensino e responsável pela partilha de valores e participação cívica, acrescentando-se algumas recomendações que potenciem as acções já decorridas. O objectivo final e simples deste estudo passa por fomentar uma cultura local de mobilidade sustentável que envolva agentes locais, a comunidade académica e os operadores de transporte na verificação e acompanhamento de estratégias de mobilidade de incentivo a uma geração presente e futura menos dependente do automóvel. | por |
dc.description.abstract | Sustainable mobility, although not a recent approach, is being increasingly used in the context of spatial planning. The objective is reaching a sustainable development, where the changing of mentalities and behavior of mobility are essential. This thesis aims to analyze the potential of mobility strategies as a solution for reducing the environmental, economical and social impacts of recurrent use of motorized transportation. It argues for the need to change the mobility patterns supported by mobility systems less energy demanding, such as, soft modes, promotion of public transportation and the rational use of the individual transportation (carpooling). This problematic is transposed to the case study of the Polytechnic Institute of Leiria (IPL) Campus 2, where we tried to understand the influence of the adopted sustainable mobility strategies that integrated part of the European project T.aT., about the modification of the mobility behaviors. Finally, the thesis looks at the ways the main local decision-makers understand the issue, adding some recommendations that can complement the actions already implemented in the field, aiming to strengthen the IPL role as educational institution, fostering shared values and civic participation. The overall goal of this study is to encourage a sustainable mobility local culture involving the local agents, academic community and transportation operators, giving incentive to mobility strategies that will allow for a less automobile dependent society. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Planeamento urbano | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Transportes públicos | por |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.title | A cultura da mobilidade sustentável no Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
240359.pdf | 23.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.