Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Ana Isabelpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Leonardo Dinis Oliveirapt_PT
dc.date.accessioned2023-02-17T13:50:31Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/36334-
dc.description.abstractA qualidade para as organizações públicas ou privadas é vista como o motor de sucesso e de distinção do seu serviço ou produto. Atualmente a qualidade pressupõe a existência de um sistema constituído por múltiplas dimensões que são essenciais para as organizações. Umas das principais dimensões é a avaliação e gestão de desempenho dos colaboradores. O presente relatório de estágio teve o objetivo construir e implementar um sistema de avaliação e gestão de desempenho na empresa Transportes Flor da Ria. SA. O sistema contruído e proposto contemplou as ferramentas de gestão por objetivos e de avaliação 360º das competências. Foi utilizado uma metodologia mista, através da análise documental, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e o inquérito por questionário. Dos principais resultados foi possível aferir a importância de existir um alinhamento entre a visão e estratégia geral da organização e o sistema de avaliação e gestão de desempenho. Foi possível concluir também que a participação dos colaboradores para a construção dos objetivos é fundamental para os melhores resultados do sistema. Foi possível aferir que uma avaliação 360º permite obter uma perspetiva mais completa do desempenho e, consequentemente, desenvolver o melhor plano de ação de melhoria do colaborador.pt_PT
dc.description.abstractQuality for public or private organizations is seen as the engine of success and distinction of their service or product. Currently, quality presupposes the existence of a system consisting of multiple dimensions that are essential for organizations. One of the main dimensions is the evaluation and management of employee performance. The main objective of this internship report was to build and implement a performance evaluation and management system in the company Transportes Flor da Ria. SA. A mixed methodology was used, through document analysis, participant observation, semi-structured interviews, and a questionnaire survey. From the main results it was possible to verify the importance of having an alignment between the organization's general vision and strategy and the performance evaluation and management system. It was also possible to conclude that the participation of employees in the construction of objectives is fundamental for the best results of the system. It was possible to verify that a 360º evaluation allows to obtain a more complete perspective of the performance and, consequently, to develop the best action plan for the improvement of the employee.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão da qualidadept_PT
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_PT
dc.subjectGestão de desempenhopt_PT
dc.subjectSistemas de avaliação e gestão de desempenhopt_PT
dc.subjectAvaliação por objetivospt_PT
dc.subjectAvaliação 360ºpt_PT
dc.subjectTransportes Flor da Ria S.A.pt_PT
dc.titleDesenho e implementação de um sistema de avaliação e gestão de desempenho: o caso da Transportes Flor da Ria, SApt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2025-01-03-
dc.description.masterMestrado em Administração e Gestão Públicapt_PT
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Leonardo_Costa.pdf1.91 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.