Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDuarte, Alexsander Jorgept_PT
dc.date.accessioned2023-02-08T18:53:40Z-
dc.date.available2023-02-08T18:53:40Z-
dc.date.issued2022-12-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/36260-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo demonstrar novas possibilidades de performance solo que combinam o uso de instrumentos não convencionais com a Loop Station. Proponho apresentar uma composição e dissertar sobre seu processo de criação demonstrando como foi abordada a concepção do uso da Loop Station para cada um dos 5 movimentos que constituem a obra. A palavra “Kararaô̂”, que significa “grito de guerra” na língua Caiapó, etnia indígena da região Amazônica do Brasil, é o mote gerador. A componente poética faz alusão a figuras da mitologia ameríndia e refere-se a uma problemática de cunho político e ambiental nesta região. Trata-se de um projeto de construção de uma usina hidrelétrica na bacia do Rio Xingu que implica no alagamento de uma ampla área onde residem várias etnias indígenas. O nome atual do Projeto é Belo Monte, tendo sido originalmente denominado Kararaô. Pretende-se contribuir para a ampliação do repertório solo para instrumentos não convencionais e eletrônica em tempo real. Quanto à componente poética, por explorar uma temática de cariz ambientalista, contribui para o debate político acerca deste tema.pt_PT
dc.description.abstractThe word "Kararaô̂", which means "war cry" in the Caiapó language, an indigenous ethnic group from the Amazon region of Brazil, is the motto that generated this composition. The poetic component alludes to figures from Amerindian mythology and refers to this region's political and environmental issues. It is a project to build a hydroelectric plant in the Xingu River basin, which involves flooding a wide area where several indigenous ethnic groups live. The current name of the Project is Belo Monte, having been originally called Kararaô. This work demonstrates new possibilities for using found instruments with a Loop Station.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherProgramas de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândiapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLoop Stationpt_PT
dc.subjectCosmologia ameríndiapt_PT
dc.subjectApito de narizpt_PT
dc.subjectMaracápt_PT
dc.subjectColher de Pedreiropt_PT
dc.title“Kararaô”: composição para performance solo com apito de nariz, maracá, colher de pedreiro, voz, duas flautas-doce (soprano e contralto), violão e eletrônica em tempo real (Loop Station, efeitos e tape)pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage459pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage490pt_PT
degois.publication.titleouvirOUverpt_PT
degois.publication.volume18pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66988pt_PT
dc.identifier.essn1983-1005pt_PT
Appears in Collections:INETmd - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“Kararaô”+composição+para+performance+solo (1).pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.