Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/3619
Title: | Intercompreensão e sensibilização à diversidade linguística: um estudo numa turma de 1º ciclo |
Author: | Valente, Isabel Cristina Gomes Rocha |
Advisor: | Andrade, Ana Isabel de Oliveira |
Keywords: | Ensino de línguas Educação intercultural: Ensino básico 1º ciclo Diversidade linguística Técnicas da aula Metodologia de ensino |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Enquadrado numa Didáctica de Línguas fundada numa educação que se
pretende cada vez mais intercultural, este trabalho, elaborado a partir de um
projecto de intervenção numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como
objectivo compreender a forma como a Intercompreensão e sua exploração
nos primeiros anos de escolaridade poderá conduzir à sensibilização à
diversidade linguística e cultural dos sujeitos aprendentes.
Inspirando-nos nos desenvolvimentos teóricos e práticos dos diversos
projectos europeus constituídos em torno desta temática, concebemos um
projecto de investigação-acção através do qual se procurou perceber o papel
da Intercompreensão no desenvolvimento da competência plurilingue de
alunos dos primeiros anos de escolaridade, procurando analisar e
compreender as aprendizagens decorrentes desse processo.
Através da observação e análise de aulas desenvolvidas, foram recolhidos
dados que nos permitiram concluir que a Intercompreensão possibilita, no
âmbito da comunicação e educação interculturais, o desenvolvimento de uma
maior consciência da diversidade linguística e cultural do mundo, bem como
uma maior abertura e curiosidade sobre o Outro, num esforço conjunto de
reconhecimento da diferença enquanto factor de enriquecimento de vivências. Framed in the scientific domain of Language Didactics and based on the notion of intercultural education, this study, carried out in a primary class, had as its main goal, understanding the way Intercomprehension and the exploration of its potentialities in the early learning years may constitute an effective way of raising awareness to language and culture diversity in primary school students. Inspired by the theoretical and practical development of several European projects built around this notion, it was conceived an action-research study aiming: i) to understand the role of Intercomprehension in the development of plurilingual competence; ii) to study how to stimulate the development of such competence in primary-school children; iii) to identify and understand the learning process and different types of knowledge resulting from this process. The collected data through classes’ observation and analysis evidence that Intercomprehension provides, in communication and intercultural education contexts, for the development of competences associated to an improved awareness to language and culture diversity, openness and curiosity towards Others while promoting the perception of differences as a factor that may enrich life experiences. |
Description: | Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/3619 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.