Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36172
Title: Um olhar sobre o mar: o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral
Author: Ferreira, Joana Maria Mascato
Advisor: Oliveira, Diana da Silva
Silva, Ana Almeida da
Keywords: Exposição oral
Oralidade
Expressão oral
1.º Ciclo do Ensino Básico
Competências orais
Defense Date: 20-Dec-2022
Abstract: O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, na planificação, na implementação e na avaliação de uma sequência didática sobre o ensino e a aprendizagem de competências de exposição oral, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Segundo os documentos curriculares de referência, o desenvolvimento de competências orais é essencial nos primeiros anos de escolaridade. Porém, não existem muitos estudos identificados neste domínio. Assim, os principais objetivos deste projeto podem ser enunciados da seguinte forma: i) compreender como os alunos planificam e realizam uma exposição oral; ii) desenvolver um projeto promotor de desenvolvimento de competências de exposição oral; iii) avaliar os efeitos da sua implementação na promoção de competências de exposição oral. A sequência didática desenvolvida seguiu orientações teóricas relacionadas com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, o ensino da oralidade no 1.º CEB, a comunicação oral e comunicação oral formal, o ensino dos géneros textuais orais e a sequência didática como dispositivo orientador para o ensino do género. O projeto assumiu características de investigação-ação, sendo as principais técnicas e instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação, nomeadamente notas de campo, fotografias e grelhas de observação e a compilação documental, através das reflexões e documentos. Os resultados obtidos permitiram verificar que as atividades implementadas ao longo da sequência didática contribuíram para melhorar a qualidade das exposições orais dos alunos. Essas melhorias são visíveis, sobretudo, ao nível dos conhecimentos adquiridos e ao nível da postura dos alunos.
This report aims to present the intervention-research project that consisted in the design, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence on the teaching and learning of oral presentation skills in a 3rd grade class of the 1st cycle of basic education. According to the reference curriculum documents, the development of oral skills is essential in the early years of schooling. However, there are not many studies identified in this area. Thus, the main objectives of this project can be stated as follows: i) to understand how students plan and carry out an oral presentation; ii) to develop a project promoting the development of oral presentation skills; iii) to evaluate the effects of its implementation on the promotion of oral presentation skills. The didactic sequence developed followed theoretical guidelines related to language acquisition and development, the teaching of orality in the 1st CEB, oral communication and formal oral communication, the teaching of oral textual genres, and the didactic sequence as a guiding device for genre teaching. The project assumed action-research characteristics, and the main techniques and instruments for data collection were the questionnaire survey, observation, namely field notes, photographs and observation grids, and document compilation. The results obtained allowed us to verify that the activities implemented throughout the didactic sequence contributed to improve the quality of the students' oral presentations. These improvements are mainly visible in the acquired knowledge and in the students' posture.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36172
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Joana_Ferreira.pdf5.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.