Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/36151
Title: Diversidade linguística e cultural e educação para o desenvolvimento sustentável no 1º CEB
Author: Ferreira, Daniela Duarte
Advisor: Martins, Filomena
Keywords: Diversidade linguística e cultural
Educação para o desenvolvimento sustentável
Abordagens plurais
Defense Date: 14-Dec-2022
Abstract: O presente relatório de estágio surge de um projeto com características de investigação-ação, implementado numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável. Tendo em vista a recolha de dados para a investigação, foram aplicados dois inquéritos por questionário, no início e no final do projeto, foi realizada uma entrevista a um grupo de alunos da turma de estágio e ao longo do projeto procedeu-se à observação direta e participante, recorrendo a notas de campo e a fotografias como instrumentos de registo. Foram ainda recolhidos para análise os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto e os documentos da escola. De seguida, realizou-se a análise dos dados, utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os dados revelam que os alunos se envolveram em todas as atividades propostas, contribuindo para o desenvolvimento do projeto e para a construção de conhecimentos em diferentes áreas curriculares. O estudo demonstrou que os alunos compreendem o impacto das suas ações na vida do Outro e no planeta. O estudo permitiu verificar que é possível desenvolver práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural, com recurso à estratégia do Kamishibai plurilingue, à luz de uma educação para o desenvolvimento sustentável.
This internship report arises from a project with action-research characteristics, implemented in an elementary school class, with the objective of designing, developing and evaluating practices to raise awareness of linguistic and cultural diversity, in the light of an education for sustainable development. In order to collect data for the research, two questionnaire surveys were applied at the beginning and at the end of the project, an interview was conducted with a group of students from the internship class, and direct participant observation was carried out throughout the project, using field notes and photographs as recording instruments. The work done by the students during the project and the school documents were also collected for analysis. Then, data analysis was performed, using the content analysis technique. The data show that students were involved in all the proposed activities, contributing to the development of the project and to the construction of knowledge in different curricular areas. The study showed that the students understand the impact of their actions on the life of others and on the planet. The study showed that it is possible to develop practices to raise awareness of linguistic and cultural diversity, using the strategy of multilingual Kamishibai, in the light of an education for sustainable development.
URI: http://hdl.handle.net/10773/36151
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Daniela_Ferreira.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.